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Home staging para aluguel de temporada: aumente a ocupação em 20,1% e o valor da diária em 14,9%

Que tal uma maneira de atrair o maior número possível de hóspedes para o seu imóvel, de forma que você consiga alugar mais rápido, aumentar sua ocupação anual e cobrar valores de diárias mais altos? Foi exatamente com o objetivo de aumentar velocidade, frequência e rentabilidade de negócios que o home staging surgiu nos Estados Unidos na década de 70 e recentemente chegou ao Brasil.

Esta técnica pode alavancar o seu faturamento de aluguel de temporada em até a marca impressionante de 40% com uma combinação de aumento de ocupação (noite alugadas por mês) e do valor das diárias!

Um estudo recente realizado pelos Anfitriões de Alugueis em 17 apartamentos que administramos em Florianópolis, no período entre 26/12/2018 até 15/02/2019, demonstrou que:

  • Apartamentos com home staging e fotografia profissional alugam por 20,1% mais noites por mês;
  • Estes mesmos apartamentos demandam valores de diárias por hóspede em média 14,9% mais altos.

Vamos entender como?

Caso prefira aprender com vídeos, assista nosso bate-papo com a especialista no assunto, Karinna Buchalla!

O que é o home staging?

O home staging é uma ferramenta de marketing imobiliário que utiliza técnicas de design de interiores para tornar os imóveis mais atrativos. O objetivo é impulsionar fechamentos de negócios mais rápidos, frequentes e lucrativos.

Essas técnicas buscam transformar o imóvel em um espaço acolhedor, que crie conexões emocionais entre as pessoas e o imóvel. O segredo é fazer com que as pessoas se imaginem, em poucos segundos e inconscientemente, morando e desfrutando do local.

Assim, você consegue valorizar o seu apartamento ou casa para anúncio nos sites de aluguel de temporada como AirBnB e Booking. O resultado é o aumento da ocupação do imóvel e do preço total das suas reservas.

Esta estratégia cai como uma luva no aluguel de temporada! Principalmente porque nesse modelo de aluguel as decisões dos inquilinos normalmente são tomadas à distância, pela Internet. Ou seja, há grande influência das fotos que eles vêem no anúncio do imóvel na hora de escolher onde eles vão se hospedar.

Aqui no Brasil esta técnica ainda é novidade. Isto torna o home staging uma oportunidade incrível para diferenciar e valorizar o seu imóvel no mercado, especialmente neste momento em que a oferta de apartamentos e casas disponíveis para aluguel de temporada cresce rapidamente em todo país.

Quanto custa para aplicar e qual é o retorno do home staging?

Em média, um trabalho completo de home staging pode custar de 2% a 5% do valor do seu apartamento.

Mas será que vale a pena o investimento? Veja dados do AirBnB de 2016 no qual eles compararam informações de 100.000 (cem mil!) anúncios:

Home staging - dados Airbnb

Vamos fazer uma conta rápida?

Você tem um imóvel de R$200.000,00…

Seu faturamento anual no aluguel de temporada com esse imóvel é de R$25.000 (retorno anual de 12,5% sobre o valor do imóvel)…

Você investe R$10.000,00 (5% do valor do imóvel)

Aumenta seu faturamento em R$10.000 por ano (40% dos R$25.000,00 que faturava antes).

Seu retorno sobre o investimento sobe em 33,6% – de 12,5% para 16,7% (R$35 mil sobre R$210 mil).

Mas como que o home staging faz isso acontecer? Como é possível?

A decisão de alugar é emocional… e o seu bolso agradece!

Por mais que as pessoas pensem que a escolha de um apartamento para alugar é uma decisão racional, a neuro-linguística conta uma história bem diferente.

A verdade é que decisões como essas são feitas pelo sistema límbico, que é a parte do seu cérebro que é ativada por símbolos, lembranças e sensações táteis, auditivas, visuais, olfativas e degustativas.

O sistema límbico age constantemente, normalmente em um nível subconsciente. Na maioria das vezes, você não sabe que o seu emocional está agindo!

Quando um ambiente é arrumado, organizado, iluminado para ativar essas sensações, ele se torna extremamente atrativo. Depois que o sistema límbico foi acionado e as pessoas já se sentem em casa, o racional é ativado para justificar a decisão emocional que já foi tomada inconscientemente.

Mais ou menos da mesma forma que a gente acha justificativas diversas para tomar uma coca-cola ou comer uma torta de morango no meio de uma dieta…

Mas o que isso tem a ver com o aumento de faturamento do seu imóvel e com o seu bolso?

No aluguel de temporada, os inquilinos tem um orçamento que elas definem para a hospedagem ideal. Porém, na hora que os gatilhos emocionais corretos são acionados, o orçamento voa janela afora.

Ou seja, elas pagam mais para se hospedar em um imóvel que as façam se sentir especiais…

Como essa experiência emocional é criada?

1) Pequenos Reparos:

Você se sente confortável quando entra em um ambiente com piso quebrado, maçaneta caindo e pintura descolando?

E quando você entra em um ambiente assim, você não fica imaginando quantas outras coisas devem estar quebradas que você não está enxergando?

São exatamente essas reações que passam pela cabeça do inquilino quando ele vê as fotos do seu imóvel e identifica pequenos problemas de manutenção.

Então o primeiro passo é identificar todos os pequenos reparos necessários no apartamento e fazer os consertos: cerâmicas e azulejos quebrados, ferragens em mal estado, tomadas e interruptores defeituosos, vazamentos e rachaduras aparentes são alguns exemplos.

Esses reparos aumentarão suas reservas e taxa de ocupação. Além, é claro, de criar uma experiência positiva para os hóspedes e, consequentemente, comentários positivos nos sites de reservas.

2) Pintura e Iluminação:

Nada influencia mais no aconchego de um apartamento do que cores e iluminação.

Uma camada de tinta fresca deixa ambiente mais limpo e com cara de bem cuidado. A iluminação anda de mãos dadas com as cores. Uma depende da outra.

Por isso na preparação do apartamento é preciso revisar os tons de cores utilizados e como a iluminação incide nos móveis e paredes. Este conjunto deve criar uma sensação de bem-estar e frescor.

3) Primeira Impressão:

A porta de entrada é importantíssima: é a primeira impressão que as pessoas tem do seu apartamento!

A ideia aqui é transformar a porta em uma entrada “triunfal” e imponente.

Essa primeira impressão terá um grande impacto na experiência do hóspede e nas avaliações positivas pós-hospedagem.

4) Organização e Limpeza:

Ambiente bagunçado, com mau cheiro, papeis e livros amontoados, com utensílios mal acomodados pelas prateleiras, não é convidativo.

Então o home staging trata também de soluções para arrumar a bagunça e para mostrar o ambiente de uma forma limpa e organizada.

Além disso, é essencial uma faxina pesada, para garantir que tudo esteja brilhando e sem aromas desagradáveis – principalmente em ambientes habitados por animais de estimação, fumantes e umidade elevada que cause mofo.

Você se hospedaria em um lugar assim? Pense nisso.

5) Despersonalizar e Decorar:

Muitos inquilinos se sentem desconfortáveis em se hospedar em apartamentos ocupados pelo proprietário. Sentem que estão invadindo a privacidade do morador.

Se o apartamento estiver cheio de fotos, memórias pessoais, itens religiosos, objetos de arte, o inquilino fica ainda mais constrangido. Além disso, é mais difícil de se imaginar habitando em um ambiente que tem “a cara” de um terceiro, não é mesmo?

Uma das grandes sacadas do home staging é despersonalizar o imóvel. Ou seja, torna-lo o mais neutro e clean possível.

Depois de despersonalizar, é preciso posicionar alguns objetos de decoração de forma a destacar os melhores pontos do imóvel e acrescentar cor nos lugares certos.

Outra técnica empregada é a distribuição estratégica dos móveis soltos e posicionamento de espelhos de forma a deixar os cômodos visualmente mais amplos.

Tudo isso cria um ambiente que deixa as pessoas mais à vontade. Mesmo em um imóvel que é habitado pelo proprietário quando não está alugado…

6) Mobília e comodidades:

Quando o inquilino vê um apartamento vazio, com poucos móveis e comodidades, ele naturalmente imagina que não terá um nível de conforto aceitável para uma estadia prazerosa.

Por isso é importante analisar o estado de conservação e organização dos móveis embutidos, avaliar se eles são suficientes.

Igualmente importante é utilizar bons eletrodomésticos, indo um pouco além das necessidades básicas. Ou seja, mais do que ter um fogão, uma geladeira e um microondas, considere investir em uma lava-seca, ar condicionado, aquecedores, ferro de passar, secador de cabelo.

Ou seja, forneça o máximo de conforto possível para que as pessoas possam realmente se sentir em casa durante a estadia em seu imóvel.

Mais do que ser um bom anfitrião, essas comodidades todas resultarão em mais reservas e valores de diárias mais altos.

Como demonstrar por fotos todas as melhorias do home staging?

Depois de preparar o espaço é importante fazer um trabalho fotográfico de nível profissional.

Hoje em dia, quase que a totalidade dos viajantes começam a pesquisa por acomodações e fecham reservas pela internet. Ou seja, excelentes fotos são essenciais!

É por isso que o home staging trata da preparação do ambiente para realização do trabalho fotográfico.

Muitos profissionais de home staging, inclusive, já vendem a fotografia como parte de seus pacotes de serviços.

Uma recepção inesquecível

Os Anfitriões de Aluguel gostam de dizer que o sucesso do aluguel de temporada depende de duas coisas: um imóvel fantástico e uma recepção inesquecível. Para tratar desse grande momento que é a chegada do hóspede, o home staging oferece dicas para complementar todo o trabalho de preparação feito previamente.

Por exemplo, o uso de certas fragrâncias ou até um cheirinho de bolo no forno criam uma experiência sensorial irresistível.

Outra dica é abrir todas as janelas e cortinas e acender todas as luzes do imóvel, para criar um ambiente claro, arejado e convidativo.

Uma cesta com agradinhos, como um vinho, um bom café, garrafinhas de água, biscoitinhos, frutas, etc, é também uma forma fantástica de criar uma excelente primeira impressão com o seu hóspede.

Lembre-se: as pessoas normalmente chegam no seu imóvel com uma certa tensão da viagem e com a ansiedade em verificar se o que elas viram na Internet condiz com a realidade.

Ou seja, uma excelente primeira impressão e uma recepção calorosa, com um sorriso no rosto, é mais de meio caminho andado para você ter excelentes comentários nas plataformas de aluguel de curta duração, como AirBnB e Booking.

Cuidados a se tomar

Home Staging vs. Reforma?

Um equívoco comum que as pessoas cometem é confundir home staging com reforma. Preparar o apartamento para aluguel com um profissional de home staging não é sinônimo de reformar todo o imóvel.

Apesar de haver componentes de reforma no projeto, o home staging é uma estratégia de marketing imobiliário, que utiliza técnicas específicas para atrair e encantar interessados em alugar o imóvel.

Um ponto importante: se você for contratar um designer de interiores para o home staging, certifique-se que este profissional seja realmente especializado neste tipo de trabalho. Isso é importante porque o home staging é uma técnica específica que muitos profissionais ainda não conhecem no Brasil.

Mudanças radicais?

Home staging não é uma técnica que envolva grandes mudanças no seu apartamento, como alterações de planta. Há inclusive alterações radicais que desvalorizam o imóvel, dependendo da situação. Isso torna-se especialmente relevante se você pensa em vender o seu imóvel em um futuro não muito distante.

O ideal é que as alterações do home staging sejam feitas em consonância com uma boa estratégia de marketing para o seu apartamento.

As mudanças devem criar uma identidade ao seu imóvel que proporcione experiências únicas de viagem para um público grande o suficiente para manter o imóvel ocupado o ano todo. Muitas vezes, pequenos ajustes de organização e decoração já são suficientes para atingir esse resultado.

Quanto tempo leva para aplicar o home staging?

Depende muito do estado do seu apartamento e da forma como você quer executar a estratégia.

Se você quiser contratar cada um dos serviços individualmente (projeto de home staging, decorador, mão de obra, fotógrafo, etc), pode levar várias semanas.

Caso o seu apartamento precise de poucas intervenções, tudo pode ser feito em 2 a 4 semanas.

Quer aplicar o home staging na sua casa ou apartamento?

Este post foi feito em parceria com Karinna Buchalla, Designer de Interiores.

Se você gostou deste post, vale a pena conhecer melhor o trabalho da Karinna Buchalla agora mesmo!

3 comentários em “Home staging para aluguel de temporada: aumente a ocupação em 20,1% e o valor da diária em 14,9%

  1. Cintia - Floripa disse:

    Meninos… estou vendo o vídeo, mas tenho que fazer um comentário antes mesmo de terminar…
    Muito pertinente o assunto!
    Quando estava procurando um apartamento para comprar, passei pela mesma situação que vocês com certeza já passaram, que é de ver anúncios ‘vergonha alheia”…. roupa suja no banheiro, fotos com sujeira (que corretor se preza a isso?), etc… Por outro lado, vi alguns apartamentos onde só estive por conta da foto… claro… só uma foto, que na verdade ‘mascara’ um imóvel que não é lá essas coisas, não adianta… as coisas têm que se complementar.
    E a conta sempre bate… é verdade que quando pensamos em vender (e tomamos a decisão, que nem é fácil) realmente a sensação de ‘não quero mais investir aqui’ é grande… mas às vezes investir 30 mil e vender o imóvel por mais 100 é uma conta que vai compensar….
    Grata pelo compartilhamento de informações.
    Sorte para vocês….

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