A utilização do Airbnb como forma de ganhar dinheiro com seu imóvel está se tornando cada vez mais difundida. Entretanto, você sabia que também há outros sites em que é possível alugar sua propriedade? Preparamos a lista dos 5 melhores sites de aluguel de temporada para você ganhar dinheiro com sua casa ou apartamento.
A avaliação foi baseada no volume de reservas, praticidade do site, garantias para o anfitrião e custo (comissão) do site.
1. Airbnb
O Airbnb é provavelmente o site mais conhecido para aluguéis online. Por ser pioneiro na área, ele possui um sistema muito fácil de usar. Oferece diversas garantias para o usuário, tanto o dono da propriedade quanto o hóspede.
Volume de reservas: Alto. O Airbnb traz um grande volume de reservas e permite receber propostas de diversos interessados
Praticidade do site: Alta. O site é muito fácil de usar e possui suporte ao cliente de primeira linha. Respondem por mensagem em questão de minutos. O atendimento via telefone é sem fila de espera.
Garantias para o anfitrião: Altas. O Airbnb é o melhor site no que diz respeito às garantias ao anfitrião. O site proporciona um seguro de até 1 milhão de dólares para danos ao imóvel e responsabilidade civil. Além disso, é possível configurar caução para as reservas e utilizar a plataforma de cobranças do site. Permite entrar em contato com seus hóspedes por intermédio da equipe do Airbnb,para cobrar valores referentes a danos ao apartamento.
Custo: Médio. O site cobra uma comissão de 3% do dono do imóvel. Além disso, o site cobra uma taxa de reserva diretamente do hóspede, no momento em que a reserva é realizada. Esta taxa pode variar de 10% a 15%.
2. Booking.com
O Booking.com é tradicionalmente um site de reservas de hotéis. Recentemente, foi aberta a possibilidade de alugar apartamentos e casas pelo site. A grande vantagem é que é possível concorrer diretamente com hóspedes que buscam hotéis. É um diferencial em relação ao Airbnb, que é visitado apenas por pessoas interessadas em alugar quartos ou apartamentos privados.
Volume de reservas: Alto. O Booking.com é o maior portal de reservas de hotéis do mundo. Devido a sua grande experiência e orçamento de marketing, consegue atrair uma grande quantidade de reservas para sua propriedade.
Praticidade do site: Baixa. O site é bastante difícil de utilizar e está cheio de termos técnicos da hotelaria. Isso dificulta a compreensão dos proprietários que querem alugar suas casas e apartamentos pelo site. Além disso o serviço de suporte é de baixa qualidade. Há longas filas de espera no call-center e prazo médio de resposta de 1 dia através do atendimento online.
Garantias para o anfitrião: Baixas. O site funciona na lógica de um hotel. A reserva pode ser feita sem pagamento nenhum ou com cobrança através do cartão de crédito do cliente. Infelizmente o site não faz as cobranças sozinho. É necessário que o anfitrião possua uma maquineta de cartões para conseguir fazer cobranças antecipadas.
Além disso, é necessário coletar cauções e fazer vistorias no apartamento, pois a plataforma não dá qualquer auxílio na hora de cobrar danos causados por um hóspede que já saiu.
Custo: Médio. O site cobra uma comissão de 13% sobre o valor do aluguel. Além disso, se optar por utilizar uma maquineta de cartão de crédito, pode-se ter de pagar entre 2% e 4% do valor para a operadora de pagamentos.
3. Alugue Temporada
O Alugue Temporada é uma marca global de aluguel de imóveis para temporada. O foco da plataforma está em casas em destinos turísticos conhecidos. É considerado o melhor site para aluguel de casas alto padrão.
Volume de reservas: Médio. O site recebe menos visitantes que os líderes Airbnb e Booking.com. Entretanto, o volume pode ser muito maior neste site para reservas de casas de alto padrão, que acabaram se tornando a especialidade do site.
Praticidade do site: Alta. O site aparenta ser muito inspirado no Airbnb, com design minimalista e usabilidade fácil, sem jargões técnicos. O serviço de suporte costuma ser muito solícito e veloz.
Garantias para o anfitrião: Médias. O site possui seguro de responsabilidade civil para todas as reservas. Entretanto, é necessário configurar uma caução e vistoriar o local minuciosamente, pois não há a mesma estrutura de cobrança que o Airbnb apresenta.
Custo: Médio. Existem 2 opções para o anunciante, uma taxa fixa de R$ 699 por ano ou 5% do valor das reservas. Além desta cobrança, o site ainda cobra uma taxa adicional diretamente do hóspede de cerca de 10% do valor da reserva.
Importante ressaltar que, no modelo de comissão de 5% sobre a reserva, o Alugue Temporada faz todo o processamento dos pagamentos. Já no plano anual, é necessário possuir uma maquineta de cartões de crédito.
4. Grupo Expedia
O grupo Expedia é uma marca global de sites de reserva de hotéis e passagens aéreas. São donos de marcas como Expedia.com, Hoteis.com, Decolar.com, etc. Da mesma forma que o Booking.com, eles estão investindo no aluguel de temporada e permitindo que sejam anunciadas casas e apartamentos em seus sites.
A grande vantagem do grupo Expedia é que seu anúncio será exibido em todos os sites do grupo simultaneamente, aumentando a chance de conseguir reservas.
Volume de reservas: Baixo. O Expedia não é muito forte no Brasil. O site que possui mais volume é o decolar.com, porém a entrada no mercado de aluguéis é recente.
Praticidade do site: Média. O site é bem estruturado, porém possui diversas inconveniências, como o linguajar técnico voltado à hotelaria. A maior dificuldade está no contato com os hóspedes, visto que muitas vezes o site não informa o número de celular e e-mail.
Garantias para o anfitrião: Média. É possível adotar o modelo ExpediaCollect, em que o hóspede paga com o cartão diretamente para o site, que depois transfere os valores para você.
Entretanto, com relação a danos ao imóvel e responsabilidade civil não há qualquer seguro ou cobrança de caução por meio do site.
Custo: Alto. O site cobra uma comissão de 19% no modelo ExpediaCollect. Além disso, os valores são repassados ao proprietário através de um cartão de crédito virtual, que deverá ser passado na maquineta do proprietário e incorrerá nas taxas de cartão de crédito.
5. TemporadaLivre
O TemporadaLivre é um site brasileiro, voltado para o público argentino e uruguaio que passa férias no Brasil. Pode ser extremamente rentável para propriedades localizadas em destinos de praia populares. A plataforma também é ideal para pessoas mais tradicionais, pois deixa a negociação e pagamento a cargo do anunciante e do hóspede.
Volume de reservas: Baixo. Não é um site de grande porte, porém tem alguns picos durante o verão que podem ser muito interessante. Um detalhe inconveniente é que, ao contrário do Airbnb ou Booking.com, os hóspedes costumam negociar muito os valores antes de fechar uma reserva.
Praticidade do site: Baixa. O site apenas conecta as duas partes. Toda negociação, pagamentos e caução devem ser feitos diretamente entre as partes.
Garantias para o anfitrião: Baixas. Deve-se combinar cauções e vistorias diretamente com o hóspede, sem nenhum intermédio ou garantia do site.
Custo: Médio. O site trabalha com um plano anual de cerca de R$450 por imóvel anunciado.
E aí, qual o portal que você mais gosta? Se interessou por utilizar algum outro? Compartilhe com a gente em nossa fanpage no Facebook.
Segue site para conhecimento da nossa empresa de hospedagem.
Eduardo – legal. Visitamos o seu site e achamos bem interessante o padrão das acomodações para quem procura por Airbnb em Alagoas. Sucesso!