Para Viajantes

Pegando onda: confira 6 picos de surfe em Florianópolis!

surfe em florianópolis

Se você é um apaixonado pelo surfe, não pode deixar de passar uma temporada em Floripa. Além de cenários fascinantes, você encontrará os melhores picos e pegará ondas sensacionais. O melhor período para o surfe em Florianópolis é o inverno, pois é quando aparecem as melhores ondulações.

No entanto, a geografia excelente da região permite surfar em qualquer dia do ano. Por isso, é destino certo tanto para profissionais quanto dos apaixonados pela prática. Quer saber quais são as melhores praias para pegar ondas? Então, anote nossas dicas!

1. Praia Brava

Localizada no norte da ilha, a Praia Brava é uma das mais procuradas pelos surfistas. As ondas são curtas, mas muito fortes e com boa formação que pode variar de 1 a 8 pés (meio metro a 2,5 metros).

O fundo é totalmente de areia e as ondas quebram tanto para a direita quanto para a esquerda. O que a torna uma das preferidas para o surfe são as ondulações de leste e o vento terral de oeste, que garantem uma excelente qualidade para as ondas.

2. Praia da Joaquina

Cenário de diversos importantes campeonatos de circuito internacional, a Praia da Joaquina (ou “Joaca”) é a mais famosa da ilha. Por isso, é parada obrigatória para os surfistas. O fundo de areia favorece as esquerdas que vem da pedra para o meio da praia formando ondas fortes e tubulares.

Em dias de ressaca, as ondas podem chegar a mais de 9 pés (3 metros). Uma dica ótima é surfar no lado esquerdo da praia, logo atrás da Pedra do Careca. Esse ponto é consagrado pelos surfistas da região. Mais pro meio da praia há vários picos que abrem para os dois lados, que podem ser bastante divertidos quando as bancadas estiverem mais rasas.

3. Praia do Moçambique

Com certa de 12,5 km de extensão para o surfe, a Praia do Moçambique tem um bom fundo que proporciona ondas de 1 a 10 pés (3 metros). É muito procurada por quem quer fugir do crowd, ou seja, da concentração de surfistas em um mesmo local.

Ela recebe swells (ondulações) dos quadrantes leste e sul, que são os principais, e conta com a ação dos ventos terrais que vão de norte a sudoeste, garantindo muita qualidade nas ondas e uma experiência incrível para quem se aventura no surfe em Florianópolis.

4. Praia do Campeche

Os surfistas que visitam Floripa no inverno têm a oportunidade de pegar as melhores ondas tubulares da vida na Praia do Campeche.

Quando swells vêm do quadrante sul, as ondas ficam com paredes muito longas, podendo chegar a 2,5 metros de altura (8 pés), além de serem extremamente fortes e rápidas. Certamente é uma experiência inesquecível para qualquer surfista. Porém, é preciso ficar atento ao localismo que é mais exacerbado em dias clássicos.

5. Praia do Santinho

Entre as praias do norte da ilha, a Praia do Santinho é considerada a melhor. Por isso, é bom ir preparado para o crowd. Nos dias grandes, as ondas variam de 1 a 8 pés (meio metro a 2,5 metros) e recebe ondulação dos quadrantes leste e sul.

Os ventos terrais de norte a sudoeste favorecem a formação de ondas tanto para a direita quanto para a esquerda. Os picos chegam a 2 metros e com boas possibilidades de tubos, pois as ondas são rápidas e fortes.

6. Praia Mole

Quando há swells de sul e leste junto com o vento vindo do norte durante o inverno, as ondas podem chegar a incríveis 12 pés (mais de 3,5 metros). Há ondas durante o tempo todo. Então, os surfistas não precisam se preocupar com mar flat.

As ondas tubulares abrem da direita no canto sul, o Gravatá, para a esquerda no costão norte e quebram dos dois lados no meio da praia. O mar tem fundo totalmente de areia e garante momentos fantásticos de surfe. O crowd é grande, contudo você não precisa se preocupar com localismo.

Agora que você já conhece as melhores praias de surfe em Florianópolis, não deixe de planejar sua trip para aproveitar ao máximo as ondas! Também, não deixe de conferir as competições do esporte que acontecem na ilha e que regularmente atraem pessoas do mundo todo.

Para tornar sua viagem ainda melhor e mais tranquila, não perca nosso post sobre onde ficar em Florianópolis.