Avançados, Para Anfitriões

8 dicas para ganhar 5 estrelas nos comentários do Airbnb

comentarios do airbnb

Os comentários são o grande motor de seu anúncio no Airbnb. Quanto mais e melhores recomendações de hóspedes, mais reservas e dinheiro o anfitrião ganha no longo prazo.

Já falamos muito sobre a importância dos comentários neste blog. São eles que definem se você será um superanfitrião (Superhost) e são um poderosíssimo instrumento de decisão para os hóspedes. Ler um comentário negativo no seu anúncio pode fazer um possível hóspede desistir da reserva.

No final das contas os comentários representam a experiência do hóspede em sua propriedade. Por isso, a melhor maneira de ter bons comentários é proporcionar experiências incríveis para todos que se hospedaram em sua casa ou apartamento.

Confira esse conteúdo em vídeo! 

8 dicas infalíveis para comentários 5 estrelas no Airbnb

1 –  Seja honesto

Nunca tire fotos ou faça a descrição de qualquer item que não está em seu apartamento. As pessoas odeiam a decepção e o sentimento de terem sido ludibriadas pela internet. Se você notar que um item específico é muito importante para receber mais e melhores reservas, compre-o para seu apartamento. Siga as técnicas de home staging para o melhor resultado.

2 – Seja proativo

Muitas pessoas estão realizando sua primeira reservas pelo Airbnb e não têm conhecimento de como se dá o check-in, check-out e a comunicação com o anfitrião. Mesmo que seu hóspede já possua experiência com o Airbnb, não há nada mais chato que ter de correr atrás do anfitrião para receber informações sobre a hospedagem.

Certifique-se de entrar em contato com o hóspede desde o momento da reserva. Antecipe-se e já explique os procedimentos de check-in, check-out. Coloque-se a disposição para tirar dúvidas sobre o apartamento e a vizinhança.

3 – Organização

Seu hóspede não conhece a sua casa. Tente deixar todos os objetos e equipamentos organizados para que sejam de fácil acesso aos hóspedes. Também é uma boa ideia deixar plaquinhas com instruções de uso e regras da casa.

4 – Errar é humano, e seus hóspedes entendem isso.

Todos cometemos erros. Se você hospedar regularmente em seu Airbnb, alguma hora um problema vai acontecer. Você pode se atrasar para um check-in, seu ar-condicionado pode estragar no meio da estadia e a resistência do seu chuveiro pode queimar.

Peça desculpas imediatamente e busque uma solução o mais rapidamente possível. Em seguida, faça um pequeno agrado ao seu hóspede. Leve uma cesta de doces, um vinho ou peça uma pizza para ele. Julgue de acordo com a gravidade da inconveniência que foi causada.

Seu comentário com certeza não será ruim se você demonstrar real preocupação com as necessidades do seu hóspede.

5 – A primeira impressão é a que fica.

Sempre faça os check-ins pontualmente e deixe um presentinho de boas-vindas a seus hóspedes. Podem ser frutas, garrafinhas de água, chocolates ou vinhos. O ideal é fazer uma cestinha com diversos itens e um cartão com mensagem de boas-vindas.

6 – Dicas da região.

Muitos de seus hóspedes não conhecerão nada sobre sua cidade e muito menos sobre seu bairro. Dar dicas de atrações, restaurantes e passeios é um imenso diferencial para a experiência de seus hóspedes. Muitos municípios distribuem gratuitamente cartilhas de turismo. Adicionar informações de turismo a seu presentinho de boas-vindas pode ser uma excelente ideia.

7 – Invista em sua hospedagem.

Mesmo seguindo todas estas dicas, é essencial lembrar que os hóspedes querem estar em um espaço confortável e bonito. Mantenha seu apartamento sempre organizado e renovado e invista em bons colchões, roupas de cama e banho e equipamentos de cozinha. Conforto e praticidade são ingredientes chave para que seus hóspedes estejam sempre satisfeitos. 

8 – Capriche na limpeza

Por último, mas mais importante, percebemos na nossa experiência que o fator causador de mais comentários negativos são problemas com a limpeza da propriedade. É muito decepcionante para o hóspede ir para um lugar relaxar e se deparar com um ambiente sujo e desconfortável. 

Para evitar que isso ocorra, algumas rotinas podem ser criadas: limpeza após o último checkout e retoque antes do próximo check in (especialmente em imóveis que sujam muito quando ficam parados, como casas de praia); pedir feedback do hóspede logo na chegada na acomodação para ver se tudo está ok e, caso haja qualquer tipo de problema, enviar uma pessoa para realizar as limpezas necessárias o mais rápido possível, garantindo que a estadia seja confortável!

Aplicando todas estas dicas você com certeza verá uma grande melhora nos comentários de sua propriedade. Os comentários são um dos pontos centrais da estratégia para ter um anúncio altamente rentável no Airbnb.

Para aprofundar seu conhecimento e entender todas as dicas e estratégias para ser um anfitrião de sucesso, confira nosso eBook: O Guia Definitivo para Faturar Alto com o Airbnb.

3 comentários em “8 dicas para ganhar 5 estrelas nos comentários do Airbnb

  1. André disse:

    Conteúdo muito interessante!.
    Uma dúvida em relação a primeira impressão…o custo dos “mimos” no check in, seria do co-anfitrião, do anfitrião, ou, a combinar entre ambos?

    1. Anfitriões de Aluguel disse:

      Essas questão são todas negociáveis, André. Se você for assumir esses custos, precisa se certificar que está cobrando um percentual ou uma taxa adequada do proprietário para cobrir os custos e para remunerar também o seu trabalho. Ou seja, é uma questão a se combinar mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *