Avançados, Para Anfitriões

Como fazer a vistoria de aluguel no Airbnb

vistoria de aluguel

Como já falamos diversas vezes aqui no Blog, administrar seu apartamento ou casa no Airbnb dá trabalho.

Uma das principais rotinas de seus aluguéis será a vistoria e limpeza do apartamento. Estes processos costumam tomar tempo e dedicação consideráveis para que sejam realizados da maneira correta.

Decidimos compartilhar com você nosso método de organização que torna a vistoria de aluguel muito rápida e fácil e permite que a atividade seja delegada a seu profissional de limpeza.

Caso prefira, veja o vídeo com ainda mais conteúdo sobre o assunto!

A Vistoria

A vistoria sempre foi considerada uma atividade essencial do aluguel de temporada, trata-se de verificar todos os itens e mobília do apartamento e identificar danos e itens desaparecidos, para que se posso cobrar os valores do hóspede.

A atividade exige organização, tendo listas atualizadas de todos os bens que estão no imóvel e requer tempo e paciência para, após todo aluguel, verificar um por um os itens da lista.

Muitas imobiliárias de aluguel de temporada (comuns nas regiões de praia do Brasil) possuem o hábito de não realizar estas vistorias, pois é um trabalho que exigiria tempo do funcionário sem gerar nenhuma receita para a imobiliária, que já teria ganho sua comissão pelo aluguel. Além do mais, a vistoria deveria ser feita antes dos hóspedes deixarem o imóvel, para garantir que qualquer dano seria pago.

O Airbnb facilitou um pouco o processo, graças à central de resolução de problemas a vistoria não precisa ser feita imediatamente na hora do checkout do hóspede. Você pode verificar danos depois e mandar fotos para o Airbnb, fazendo assim a cobrança. Mas o Airbnb não eliminou em si a necessidade de fazer vistorias.

Método Anfitriões de Aluguel

Grande parte da dificuldade dos trabalhos de vistoria reside na grande quantidade de itens e mobiliário que um apartamento possui. Para facilitar nossa rotina, nós utilizamos check-lists visuais.

Funciona da seguinte maneira, são tiradas fotos de cada cômodo mostrando toda sua mobília. Nestas fotos, fazemos pequenos comentários sobre cada mobília para descrever melhor seu estado de conservação. Juntando a fotografia com a descrição, é muito fácil visualizar se o hóspede causou danos ao apartamento.

Além da mobília, fazemos comentários sobre cada armário descrevendo os itens que estão por dentro e sua quantidade.

Um apartamento normalmente terá uma checklist com 5 a 7 fotografias. Em nossa experiência, utilizar as checklists visuais reduz o tempo de trabalho para a vistoria em aproximadamente 50%, pois elimina a dificuldade em localizar os itens.

Além da checklist visual, é importante criar o hábito de verificar o funcionamento dos eletrodomésticos, verificar se há pias/privadas entupidas e verificar se os chuveiros estão funcionando normalmente. Em nossa experiência, o entupimento de pias e ralos devido ao mau uso é a causa número um de danos ao imóvel causados pelo hóspede.

“Terceirize” sua vistoria

A maior parte dos anfitriões do Airbnb utilizam os serviços de faxineiras ou empresas de limpeza para higienizar e preparar o apartamento após a saída de hóspedes. Com isso, há a oportunidade de eliminar quase que totalmente seu trabalho de vistoria.

As checklists visuais permitem que você instrua sua faxineira a (1) deixar o apartamento no mesmo padrão de limpeza e organização que suas fotos e (2) a verificar se os itens estão conforme as checklists ou se está faltando algo.

Para facilitar seu controle, é possível pedir que a faxineira faça fotos de todos os cômodos, no mesmo ângulo das fotos da checklist para que você verifique a qualidade da limpeza. Ao mesmo tempo, poderá pedir para ela fazer fotos dos itens do apartamento, como pratos, talheres, etc. para comprovar que ela fez a vistoria completa.

Curta seu tempo livre

Implementado as checklist de vistoria, juntamente com a “terceirização” para a faxineira você irá eliminar praticamente todo o trabalho de limpeza e preparação do imóvel. Com isso, sobre muito mais tempo para você curtir sua família e se dedicar a suas atividades, sem ter de abrir mão da renda extra que o Airbnb representa.

Existe um aplicativo norte-americano que auxilia na criação de checklists visuais e na coordenação de trabalho com faxineiras – é o Properly. O aplicativo é pago, porém possui uma versão de teste gratuita.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente através do contato@anfitrioesdealuguel.com.br e deixe seu comentário aqui na página!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *