Para Viajantes

Como evitar golpe em aluguel de temporada?

como evitar golpe em aluguel de temporada

Alugar um local diferente para se hospedar durante uma viagem é uma ótima alternativa para aproveitar o descanso com mais liberdade. Contudo, é preciso ter atenção e saber como evitar golpe em aluguel de temporada.

Infelizmente, não é difícil encontrar notícias na internet sobre anúncios falsos e pessoas que acabaram sofrendo prejuízos ao pagar por imóveis que não existem ou não estavam disponíveis para locação.

Para ajudar você a encontrar opções seguras para o aluguel de temporada, trouxemos algumas dicas importantes para evitar golpes. Confira!

Confira se o site é confiável

As buscas por acomodações online são cada vez mais comuns, mas é importante pesquisar se o site onde você encontrou a oferta é realmente confiável. Em geral, eles contam com certificados de segurança que podem ser verificados pelo usuário.

Outra dica é fazer pesquisas sobre o site nas ferramentas de busca. Assim, você consegue ver se existem reclamações sobre o site e a opinião de outros clientes sobre o serviço prestado. Caso o site trabalhe com a intermediação de contratos, verifique as avaliações específicas de cada anunciante e a avaliação deixada pelos outros hóspedes.

Confirme que o local existe

Um cuidado fundamental quando se fala em como evitar golpe em aluguel de temporada é verificar se o imóvel realmente existe. Muitas vezes, os anúncios trazem fotos e endereços falsos, que só são descobertos quando o contratante chega ao local.

Não é preciso ir até lá pessoalmente para fazer essa verificação. As ferramentas online, como o “Street View” do Google Maps, permitem que você observe o lugar e veja se o imóvel está no endereço indicado.

Busque referências

Dê preferência para negociações feitas com empresas ou anfitriões que tenham boas referências. Além das opções já explicadas sobre como verificar os sites e avaliações deixadas pelos clientes, você pode solicitar ao ofertante o contato de hóspedes anteriores.

Caso tenha amigos e familiares que já foram para o mesmo destino, peça indicação de acomodações ou pergunte se eles conhecem as opções que você achou mais interessantes. Se os seus conhecidos gostam de viajar com frequência, eles também podem ajudar com algumas dicas para encontrar um bom lugar para se hospedar.

Exija um contrato

Se fechar a locação diretamente com o proprietário, exija sempre um contrato indicando as condições do aluguel, como preço, data de ocupação e obrigações das partes. Essa é uma garantia importante para fazer valer os seus direitos diante de qualquer imprevisto.

Caso opte por encontrar uma acomodação pela internet, leia com atenção os termos de uso do site, que substitui o contrato. Além disso, salve todas as interações realizadas, e-mails, comprovantes de pagamento e outros dados sobre o negócio.

Desconfie de alguns sinais

Finalmente, existem algumas situações que devem ser verificadas com bastante atenção, pois podem ser um sinal de que a oferta de aluguel de temporada é uma fraude. Alguns exemplos comuns são:

  • ofertas com valores muito baixos;
  • falta de informações detalhadas do imóvel;
  • solicitação de pagamento antecipado, sem garantias.

Ao identificar essas situações, pesquise com mais atenção para verificar se não é uma fraude e, caso não fique realmente seguro, suspenda as negociações e procure outra opção. Apesar de ser importante conseguir economizar na viagem de férias, a segurança deve ser a principal preocupação.

Seguindo essas dicas sobre como evitar golpe em aluguel de temporada, com certeza você conseguirá encontrar opções que atendam às suas necessidades e proporcionem toda a segurança que você deseja para aproveitar a sua viagem.

Este conteúdo foi útil? Então compartilhe nas suas redes sociais e informe os seus amigos que também gostam de viajar!