Para Viajantes

Figueira de Florianópolis: conheça a história dessa árvore!

figueira de florianópolis

Quem pretende passar uma temporada na capital de Santa Catarina, não pode deixar de conhecer a famosa e centenária figueira de Florianópolis. Ela é considerada um dos símbolos do centro histórico da cidade, abrigada em meio à Praça XV de Novembro, tornando-se um dos pontos turísticos imperdíveis em sua visita à Ilha da Magia.

Você deve estar se perguntando: por que eu deveria dar tanta importância a uma árvore? Neste post, vamos contar a você como ela ficou tão conhecida, por que é tão importante para a cidade e de onde vem a fama de “figueira dos desejos”. Vamos lá?

Figueira de Florianópolis: uma história de encantamento e folclore

Nada menos do que 150 anos de história se passaram no entorno da figueira de Florianópolis, no coração da ilha, bem no meio da Praça XV. Uma placa instalada junto às suas raízes conta um pouco da sua magia e esplendor, com os dizeres “foi numa manhã de verão, cheia de sol e vida, do mês de fevereiro do ano de 1891, que a jovem figueira, contando, talvez, seus 20 anos, foi retirada do Jardim da Matriz e aqui carinhosamente replantada”.

A resistência ao tempo pode ser constatada pelas estacas que ajudam a segurar seus imensos galhos e folhas. Não se sabe ao certo porque ela foi transferida para a praça. Talvez porque as crenças, na época, diziam que se uma árvore fosse cortada, as bruxas que viviam nela poderiam lançar uma maldição.

De toda forma, a figueira de Florianópolis acabou se tornando uma árvore dos desejos. Para acioná-la, segundo o folclore da ilha, é preciso dar voltas em torno da figueira, sempre no sentido horário:

  • uma vez para quem deseja voltar a Floripa;
  • duas vezes para encontrar um par;
  • três vezes para quem quer se casar;
  • sete vezes para realizar outros desejos.

Outros pontos turísticos no centro histórico

Mas não é só a figueira que chama a atenção no centro de Florianópolis. Na própria praça, no entorno, é possível conferir os mosaicos do artista plástico Hassis, que contam a tradição do boi de mamão. Logo em frente, você pode aproveitar para visitar a Catedral Metropolitana, fundada em 1773.

Caminhando um pouco mais, você chega ao Memorial Miramar, na Praça Fernando Machado, que lembra a época antes do aterro, quando o mar chegava até o Mercado Público. Aliás, o Mercado Público é também uma visita imperdível para quem busca excelente gastronomia e música ao vivo aos domingos.

Por fim, vale a pena dar uma passada no Palácio Cruz e Sousa, onde fica o Museu Histórico de Santa Catarina. Além da construção suntuosa e dos belos jardins, você poderá conferir o acervo de mobílias e arquitetura originais do século XVIII, unindo os estilos barroco e neoclássico.

Como você viu, conhecer a figueira de Florianópolis é bem importante para que você entenda um pouco mais sobre as crenças e tradições dos chamados “manezinhos da Ilha”. Vale a pena, ao alugar imóvel de temporada, alugar um carro e acrescentar essa visita em seu roteiro ao centro histórico e até mesmo tirar uma bela selfie em frente a esse verdadeiro monumento natural.

Está planejando a sua viagem a Floripa? Descubra, então, os melhores lugares para ficar em Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *