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Airbnb estimula a guerra de preços: como manter a sua rentabilidade?

Airbnb estimula a guerra de preços: como manter a sua rentabilidade?

Quais as melhores estratégias no Airbnb para manter sua rentabilidade? Novidades do Airbnb incentivam o aumento de concorrência entre anfitriões e a redução de preços de diárias para hóspedes. 

O Airbnb, a plataforma de hospedagem que conecta viajantes com anfitriões em mais de 7 milhões de acomodações únicas no mundo, anunciou recentemente o seu “Winter 2023 Release“, uma série de novidades que visam melhorar a relação custo-benefício para os hóspedes e que podem aumentar a concorrência entre os anfitriões.

Neste post vamos tratar das principais novidades que estão disponíveis no Brasil, a partir de novembro de 2023, e o que fazer para manter a sua rentabilidade em alta.

 

A revolução do selo Preferidos dos Hóspedes

Uma das principais novidades é a criação dos Preferidos dos Hóspedes, um selo que identifica as acomodações mais populares e bem avaliadas na plataforma.

Os Preferidos dos Hóspedes são selecionados com base em critérios como avaliações, comentários, confiabilidade, limpeza, comunicação e precisão das fotos e descrições. Os hóspedes podem usar um filtro para encontrar especificamente as acomodações com esse selo nos resultados de pesquisa.

Os Preferidos dos Hóspedes são concedidos a propriedades específicas, não a anfitriões. Isso significa que um mesmo anfitrião pode ter algumas acomodações com o selo e outras sem. Além disso, o selo é atualizado mensalmente, de acordo com as avaliações mais recentes dos hóspedes. Assim, os anfitriões são incentivados a manter ou melhorar a qualidade das suas acomodações para garantir ou conquistar o selo.

Para uma acomodação receber o selo de Preferidos dos Hóspedes, precisa:

  • Ter pelo menos cinco avaliações de hóspedes
  • Ter avaliações excelentes, acima de 4,9 estrelas, em média
  • Avaliações dos hóspedes com notas altas para check-in, limpeza, exatidão do anúncio, comunicação com o anfitrião, localização e custo-benefício
  • Histórico excelente de confiabilidade, com uma média de 1% de cancelamentos feitos por anfitriões e reclamações relacionadas à qualidade

A novidade do Airbnb desafia o status do Superhost, programa de reconhecimento dos anfitriões que oferecem experiências excepcionais aos hóspedes.

O programa Superhost é concedido a nível de anfitrião, não de listagem, e tem critérios mais amplos e menos frequentes de atualização. Os Superhosts são avaliados quatro vezes por ano e precisam cumprir requisitos como taxa de resposta, número de reservas, taxa de cancelamento e avaliação média.

O Airbnb afirmou que o programa Superhost permanece inalterado e que os anfitriões podem ter tanto o selo de Superhost como o de Preferidos dos Hóspedes. No entanto, a plataforma enfatizou que os hóspedes tendem a dar mais visibilidade e preferência às acomodações com o selo de Preferidos dos Hóspedes, pois ele reflete as avaliações específicas de cada listagem.

Para o anfitrião sair ganhando:

1) Invista em excelência de hospitalidade e evite cancelamentos de reservas.

O segredo é oferecer experiências memoráveis para os seus hóspedes para que eles deixem comentários 5 estrelas.

2) Mantenha seu calendário e tarifário atualizado para não correr o risco de precisar cancelar reservas.

Além disso, quando um hóspede entra em uma acomodação e pede para cancelar a reserva porque identificou alguma divergência entre o anúncio e a realidade do que você oferece em sua propriedade, o Airbnb penaliza o anfitrião com um cancelamento. Então, mantenha seu anúncio sempre em dia.

 

Foco no “custo benefício”, nas avaliações e comentários

Outra atualização notável é a inclusão da pontuação de Custo Benefício, na capa das avaliações, tornando-a visível para os hóspedes, imediatamente.

Enquanto isso é benéfico para os hóspedes que procuram ofertas de valor, também coloca pressão sobre os anfitriões para baixar preços. Há uma preocupação por parte dos anfitriões que esta funcionalidade crie uma guerra de preços que, aliada ao grande aumento de novos anúncios na plataforma, cause redução de rentabilidade.

Este é mais um motivo para o anfitrião investir em excelência de atendimento, com alto padrão de hospitalidade, e acomodações muito bem montadas, limpas e funcionais.

Além da maior visibilidade ao Custo Benefício, o Airbnb também anunciou novos recursos de avaliação para os hóspedes e anfitriões.

Um deles é o Gráfico das avaliações, que mostra a distribuição de avaliações, de uma a cinco estrelas, de cada listagem. Assim, os hóspedes podem ter uma visão mais completa da qualidade das acomodações, além da média geral.

Outro recurso é a classificação dos comentários com base em avaliações mais altas ou mais recentes. Os hóspedes podem escolher ver os comentários mais relevantes para eles, seja pela nota ou pela data.

Por outro lado, os comentários agora incluem informações sobre os hóspedes que os escreveram, como nome, foto, localização e detalhes da viagem. Isso ajuda os anfitriões a conhecer melhor os seus potenciais hóspedes e os hóspedes a se identificar com outros viajantes.

Por último, o Airbnb também permite que os hóspedes personalizem os seus comentários com informações sobre a localização da acomodação, a duração da estadia e os companheiros de viagem. Essas informações ajudam os anfitriões a entender melhor as expectativas e necessidades dos hóspedes e também servem como referência para outros viajantes.

 

Anúncios mais atrativos, com maior conversão de reservas

Outra novidade do Winter 2023 Release é a introdução de novas ferramentas para os anfitriões atualizarem as suas listagens e fotos.

O Airbnb oferece dicas personalizadas para melhorar as descrições, títulos, preços e amenidades das acomodações. Além disso, permite que os anfitriões usem filtros e edições nas fotos das suas listagens, para torná-las mais atrativas e realistas.

Com o lançamento do Tour Fotográfico com Inteligência Artificial, será possível automatizar a organização das fotos da propriedade, criando um passeio virtual mais envolvente para os hóspedes. Isso não apenas torna o aplicativo e o site do Airbnb mais atraentes para navegar, mas também contribui para aumentar as conversões de reservas.

A integração desses recursos demonstra a intenção do Airbnb em proporcionar uma melhor navegação tanto para anfitriões como para hóspedes, o que pode resultar em avaliações melhores e taxas de conversão mais altas.

Porém, é preciso ter cuidado, pois por outro lado, o Airbnb penaliza quase automaticamente os anfitriões quando um hóspede alega que as fotos não estão de acordo com a realidade da acomodação.

O que o anfitrião deve fazer para mitigar esse risco?

Investir na “matéria prima das fotos” antes de aprimorar a qualidade das fotos em si. Ou seja, incrementar a acomodação, realizar um bom trabalho de home staging, para depois tirar excelentes fotos profissionais que sejam condizentes com a realidade dos ambientes oferecidos para os hóspedes.

Com essas novidades, o Airbnb busca aumentar a concorrência entre os anfitriões e melhorar a relação custo-benefício para os hóspedes.

O objetivo é oferecer mais transparência, qualidade e diversidade nas acomodações. Torna a plataforma mais atrativa e confiável, mas também estimula a concorrência entre anfitriões, podendo causar redução de valores de diárias para quem não investir na qualidade de atendimento e de amenidades de suas acomodações.

Conclusão: a estratégia para não perder rentabilidade no Airbnb é investir em qualidade de atendimento e de conforto em suas acomodações.

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