Iniciantes, Para Anfitriões

O que fazer para ganhar dinheiro com seu aluguel Airbnb?

O que fazer para ganhar dinheiro

Já imaginou uma forma de faturar até 40% a mais com seu Airbnb fazendo um pequeno ajuste? Entenda o que fazer para ganhar dinheiro no aluguel de temporada com uma dica simples de executar. O melhor de tudo é que uma vez implementada, esta estratégia funciona de forma automatizada, sem que você precise ficar diariamente administrando.

Você já parou para pensar como os hotéis definem os preços das diárias? Hotéis geralmente possuem um profissional responsável em definir preços específicos para cada quarto do hotel em cada dia do ano, com objetivo de maximizar o lucro.

O processo pode ser altamente complexo, envolvendo análises estatísticas e micro e macroeconômicas. Porém, o raciocínio base de qualquer gestor de faturamento é simples: aumentar o preço o máximo possível desde que este não prejudique o volume de reservas do hotel.

Em épocas de baixa demanda, reduz-se o valor das diárias para ocupar o maior número de quartos possível. Afinal de contas, diária alta é bom para o negócio, mas é melhor algum dinheiro no bolso em uma época de baixa do que um quarto vazio.

E o que você tem a ver com isso? Bom, pesquisas apontam que utilizar técnicas profissionais de definição de preços aumentam a lucratividade do imóvel de 10% a 40%. Se hoje você não atualiza seus preços com certa frequência e sem embasamento em pesquisas de mercado, o impacto imediato dessas técnicas no seu faturamento chegaria mais perto dos 40% mesmo.

A estratégia para potencializar seu faturamento

A premissa básica para a gestão ativa de preços de diárias é evitar deixar seu imóvel vazio.

Pense conosco: se você somar custos mensais com água, luz, condomínio, IPTU, TV/Internet e dividir por 30 dias, em qual valor você chega? Na média da maioria dos imóveis, esse custo fica entre R$20 e R$30 por dia.

Isso quer dizer que o um aluguel a partir desse valor média de diária, no mínimo, já cobre os seus custos. Em vez de deixar o imóvel vazio, vale a pena fazer uma promoção e alugar por menos, garantindo o lucro.

Ao mesmo tempo, deve se ter o tato de aumentar o máximo o possível o preço em datas de alta demanda, tomando o cuidado para não aumentar demais e perder reservas.

Quem tem tempo e acesso às informações certas para ajustar preços?

Até aí tudo bem, parece fácil e intuitivo. Porém então, vêm as perguntas:

“Como saber a demanda que haverá para cada dia do ano?”

“Quanto aumentar ou reduzir o preço de acordo com essa demanda para garantir o maior lucro possível?”

Isto é uma tarefa realmente muito complexa que exige:

  1. Pesquisa de mercado com quantidade e qualidade de dados e informações;
  2. Tempo para atualizar as diárias uma por uma com certa regularidade, tempo este que a maioria de nós não tem para gastar com isso.

Dito isso, 10% a 40% de aumento no lucro do seu aluguel não pode ser ignorado! É uma melhoria muito boa para deixar de lado. É preciso entender não só o que fazer para ganhar dinheiro, mas também como fazer isso usando menos esforço e tempo. Por isso vamos compartilhar um método simples, prático e altamente eficaz de implementar a gestão profissional de preços no seu Airbnb.

O que fazer para ganhar dinheiro no modo automático

A forma mais fácil e efetiva de implementar a gestão profissional de preços, sem ter que contratar especialistas ou perder um tempo absurdo, é através de aplicativos de configuração de preços. Esses aplicativos online integram diretamente com sua conta do Airbnb e otimizam todos os seus preços individualmente.

Funciona assim: os aplicativos têm acesso a amplos bancos de dados do Airbnb, Booking.com, TripAdvisor, etc. através dos quais eles analisam automaticamente um volume girante de dados. Ao comparar números de acomodações disponíveis, reservas realizadas, número de pessoas procurando por quartos e apartamentos, dentre outras informações, os aplicativos conseguem prever a demanda para cada dia comparando o número de leitos disponíveis e o número de hóspedes que estão no mercado.

Sabendo-se a demanda, é possível aumentar e baixar preços com base em informações reais de mercado e com muito mais precisão.

Você pode personalizar a programação, estabelecendo preços mínimos que você está disposto a aceitar, descontos de última hora ou para reservas antecipadas, dentre outras funções. O principal é que os programas partem de um preço base definido por você e aumentam ou diminuem o preço de acordo com a demanda real de mercado.

O interessante também é que uma vez que você configura suas preferências iniciais, o sistema faz todo o trabalho sozinho, de forma automática.

Fizemos recentemente uma pesquisa de alguns dos aplicativos disponíveis no mercado. O que mais nos agradou em termos de funcionalidades e custo-benefício foi o PriceLabs.

Para utilizar custa cerca de 10 dólares por mês, valor que vale a pena, considerando o enorme retorno que a gestão profissionalizada de preços traz para seus rendimentos mensais.

Mas e o preço inteligente do próprio Airbnb não é de graça?

Se você já está mais familiarizado com as ferramentas do Airbnb, deve saber que o aplicativo oferece uma opção de “Preço Inteligente”. Nós não recomendamos a utilização desta ferramenta. Nossa experiência é que o site reduz demais os valores.

Apesar de não podermos afirmar isso com certeza, há um certo consenso entre anfitriões mais experientes que a ferramente tende a favorecer encher o calendário de reservas, por vezes a valores bastante abaixo do ideal.

Não esqueça de baixar custos também

Agora que você já entendeu o que fazer para ganhar dinheiro no aluguel de temporada melhorando o seu faturamento, temos uma dica final.

Lembre-se que lucro é igual a receitas menos despesas e impostos. Por isso, gravamos um vídeo em nosso canal do YouTube compartilhando 3 dicas infalíveis para reduzir suas despesas com energia no aluguel de temporada. Vale a pena conferir!