Iniciantes, Para Anfitriões

Casas para alugar que não alugam nem vendem: o que fazer?

Casas para alugar

Você conhece ou talvez esteja vivenciando a situação das casas para alugar que não alugam, ficam paradas no mercado, e que também não vendem? A história muitas vezes começa assim…

Era uma família de 7: o pai, a mãe e 5 irmãos. Construíram sua casa em um bairro residencial, com 7 quartos, sala de jantar, sala de estar e garagem. A casa dos seus sonhos.

Conforme a situação financeira melhorava, eram feitos diversos aprimoramentos e reformas. Com o tempo, entretanto, os filhos foram crescendo, saindo de casa e aquele espaço todo começou a parecer desnecessário.

Os pais decidiram por a casa à venda e comprar um apartamento menor, mais fácil de cuidar. Então descobriram que a casa de seus sonhos valia menos que um apartamento de 2 quartos em um condomínio recém construído.

O Perfil de Casas para Alugar Mudou

Há 30 anos as famílias eram maiores e o sonho de muita gente era construir sua casa própria. Esta geração construiu casas grandes, para acomodar seus filhos e áreas de lazer. Entretanto, o perfil da família brasileira mudou. Hoje, a média de filhos por casal é de 1,72. Por isso, não há motivo para comprar casas grandes, com mais de 3 quartos.

Além disso, o perfil das grandes cidades brasileiras também se alterou drasticamente. Os índices de criminalidade explodiram e, prezando por sua segurança, as famílias estão buscando condomínios fechados.

Esta realidade foi bastante dura com o valor das casas em bairros residenciais. Muitas vezes casas de alto padrão, com 4 ou 5 quartos, não possuem o valor de aluguel de um apartamento pequeno em uma região mais valorizada. Além disso, há uma grande dificuldade em realizar a venda, pois pouquíssimas pessoas estão interessadas neste tipo de propriedade.

Felizmente existe uma alternativa capaz de gerar renda através de sua casa e aumentar o preço de venda.

Divida e Fature Mais

É fato que haverá grande dificuldade em vender ou alugar uma casa de grande porte sabendo-se que a maioria das famílias não necessita de tanto espaço. A solução aparece quando analisamos um dos mantras do investimento em imóveis:

“Imóveis menores tem maior valor por metro quadrado e maior facilidade de venda do que imóveis grandes”

Explico: o valor de venda de 3 kitnets será maior que o valor de venda de um apartamento de 3 quartos com o mesmo tamanho. Isto é observado na prática e também se aplica a casas para alugar. A única exceção a essa regra são imóveis de luxo em regiões de alta demanda.

Agora vamos aplicar esta ideia a sua casa. A propriedade é composta por diversos quartos e áreas comuns. Então nós iremos separar essas áreas e montar diversos quartos, preferencialmente suítes, para aluguel.

Estes quartos poderão ser alugados como um hostel, através de sites como Airbnb e Booking.com, ou através de aluguel mensal, geralmente para estudantes e jovens.

ENTENDA: o que é Airbnb e porque todo dono de casa ou apartamento precisa conhecer

O aluguel dos quartos individuais costuma gerar rendimentos muito superiores aos aluguéis da casa inteira, podendo ser 3 vezes maior.

Mesmo que você queira vender, esta estratégia é acertada, pois você irá mudar o público alvo. O comprador não será uma pessoa que busca um local para morar, mas um investidor que está atrás de retorno financeiro.

Como fazer para começar?

O primeiro passo é pensar em uma reforma para adequar o espaço. O seu objetivo é maximizar o número de quartos e garantir um número razoável de banheiros.

Converta áreas como garagens e escritórios em quartos. Quanto mais camas, maior o faturamento, mas com equilíbrio para não sobrelotar o ambiente. Uma regra boa para manter esse equilíbrio é certificar-se de que há no mínimo 1 banheiro para cada 2-3 quartos.

Se os quartos forem todos suítes, você talvez tenha menos quartos, mas o valor dos aluguéis serão mais altos. Cabe a você tomar a decisão estratégica do público que você quer atrair, de acordo com a localização da sua casa para alugar.

Agora vem a decisão sobre o modelo de aluguéis. Se você pensa em vender a casa para um investidor, a forma mais eficiente de aluguel será o “modelo hostel” através de sites como Airbnb e Booking.com. Isto porque os aluguéis neste modelo são curtos e não precisam de contratos de inquilinato, que podem atrapalhar a venda.

Se sua preferência for por manter a casa para renda própria, será necessário avaliar o potencial de rentabilidade de cada uma das alternativas.

Modelo Hostel

O modelo hostel costuma ser mais rentável e dar menos problemas, pois os pagamentos são antecipados e não há inadimplência.

Funciona assim: você irá separar os quartos de sua casa e alugá-los como se fosse um hotel uma pousada. Os hóspedes pagarão por diária, receberão o quarto limpo e roupas de cama e banho.

Este processo ficou muito fácil através do site Airbnb que permite que você alugue quartos em sua casa por curtos períodos para viajantes.

Entretanto será necessário ter alguém para gerenciar o local, fazer limpezas antes da chegada de novos hóspedes e fazer a divulgação do aluguel online. Uma solução prática é contratar uma empresa profissional que preste esses serviços.

Para conhecer melhor as técnicas por trás da gestão de aluguéis estilo hostel, preparamos um e-Book gratuito – Técnicas profissionais para faturar alto com o Airbnb.

Modelo República

O modelo de aluguel mensal costuma ser interessante em regiões próximas a universidades, pois há boa demanda por parte de estudantes. Neste modelo será necessário divulgar seu imóvel para encontrar inquilinos e gerenciar os pagamentos mensais e a inadimplência.

Embora não seja necessário visitar a propriedade com frequência, é importante atentar para danos à casa e aos móveis, que são bastante frequentes. Também pode ser necessário contratar um funcionário para limpeza periódica das áreas comuns e manutenções em geral.

Como Vender Mais Rapidamente?

Agora que você já transformou a casa em um negócio rentável, a venda para investidores será muito facilitada. Casas para alugar que estão gerando renda recorrente e previsível são vendidas como um investimento em vez de serem vendidas como um imóvel parado. Tudo fica mais fácil.

A avaliação do valor de venda de sua casa será proporcional à rentabilidade que ela está gerando. Por isso, lembre de manter registro da rentabilidade da casa mês a mês. Isso é de grande valor para o investidor e pode convencê-lo a comprar sua propriedade.

As imobiliárias geralmente possuem o contato de diversos investidores imobiliários. Se sua casa for lucrativa e o valor de venda estiver de acordo com o retorno financeiro mensal, as propostas de compra devem vir muito mais rapidamente.

Ficou com alguma dúvida? Para entender melhor como transformar sua casa em uma fonte de renda mensal e recorrente, entre em contato conosco através de nosso formulário de contato.