O ano era 2012, o Brasil vivia o auge do boom imobiliário, com valorização anual de imóveis superando os 20%, imóveis à venda comercializados a todo minuto e novos empreendimentos sendo lançados com frequência nunca antes vista.
O grande investimento da vez era o imóvel na planta. Diversos investidores fizeram muito dinheiro comprando imóveis ainda no papel e vendendo na entrega, com vultosas valorizações.
Acontece que a crise chegou. Em 2015, grande parte dos investidores que possuíam imóveis em sua carteira viram o valor de mercado despencar. Ninguém mais conseguia vender as unidades compradas como investimento.
Mas e agora? Continuar com o seu imóvel à venda é a solução?
Manter esses imóveis à venda no mercado é uma opção quase inviável. Pode levar anos até o mercado reaquecer e permitir a venda com um lucro razoável.
Além disso, cada mês que o investidor continua dono do imóvel representa novas despesas com IPTU, condomínio, conta de luz, entre outras, sem contar o custo de oportunidade.
Custo de oportunidade é o dinheiro que você deixa de ganhar porque o capital está parado em um imóvel que você não consegue vender ou alugar…
Ah, sim: vamos falar do aluguel do seu apartamento?
Se estava difícil de tentar vender, alugar ficou ainda pior. Com a subida dos preços de compra durante o boom, o retorno sobre o investimento para aluguel ficou baixo.
Com o imóvel ocupado, a venda fica ainda mais improvável, pois o aluguel impossibilita o agendamento de visitas e anúncios ostensivos de venda. Sem falar na burocracia e insegurança jurídica que gera a um eventual (e raro) comprador…
Em meio a este mercado à deriva e desesperador, surgiu uma estratégia que pode ser usada por qualquer proprietário para esperar o momento ideal de venda, sem ter de se preocupar com os custos fixos do imóvel e sem perder a possibilidade de utilização do mesmo.
A Estratégia: Capitalizar Sem Abrir Mão da Posse
A solução para esses imóveis à venda parados veio diretamente do Vale do Silício. Em meados de 2014 para 2015 começou a despontar uma estratégia baseada no aplicativo Airbnb.
Para quem não conhece, é um site norte-americano que permite a proprietários alugar seus imóveis por curtos períodos – geralmente menos de 1 semana – a viajantes de turismo e negócios.
Utilizando os serviços do site é possível gerar renda de aluguel, cobrindo as despesas do imóvel e até lucrando mensalmente (por vezes este lucro chega a ser superior aos valores obtidos com o aluguel tradicional). Tudo isso sem você se amarrar em um contrato de locação.
Assim, você não precisa abrir mão de anunciar o apartamento para venda enquanto ganha dinheiro com aluguel.
Melhor ainda: como o seu apartamento precisa estar sempre mobiliado, decorado e limpo para receber os hóspedes do Airbnb, você agrega valor de venda e pode apresentar um apartamento pronto para morar para potenciais compradores.
É basicamente a mesma estratégia que as construtoras usam para negociar apartamentos em posições difíceis de vender em um empreendimento: elas transformam essas unidades em “apartamentos decorados”.
Ou seja, você gera renda de aluguel, deixa de tirar os custos de manutenção do seu bolso, e ainda facilita a venda do imóvel!
Mas o que preciso fazer para alugar pelo Airbnb?
É bastante simples. Basta ter um imóvel residencial mobiliado (sem luxos, mas funcional), capaz de abrigar um grupo de pessoas durante uma curta viagem. Normalmente isso inclui cozinha, sala de estar básica, banheiro e quartos. Também é praxe no site fornecer roupas de cama e banho.
O cadastro no site passa por algumas etapas. É necessário ter fotos do imóvel para anunciar, definir os preços para cada data e escrever uma breve descrição de seu apartamento.
Os procedimentos de segurança do site são os melhores do mercado, garantindo um seguro de 1 milhão de dólares ao proprietário contra danos causados ao imóvel pelos hóspedes.
Atualmente acredito que esta é a melhor estratégia a ser seguida por qualquer investidor que se encontre a procura de um comprador ou esperando um aquecimento do mercado.
Este método garante extrema flexibilidade para uso do apartamento e, ao mesmo tempo, permite ao investidor cobrir os custos do imóvel e manter um rendimento mensal, aumentando ainda mais o retorno sobre o investimento.
A equipe Anfitriões de Aluguel criou o O Guia Definitivo do Airbnb Brasil que ensina como anunciar seu imóvel no Airbnb com a maior rentabilidade e praticidade possível.