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Supervisão de Hospedagem: como garantir uma acomodação com alta qualidade no Airbnb?

qualidade no airbnb

Qualidade no Airbnb é fundamental para garantir a sobrevivência e aumento dos resultados da sua acomodação no longo prazo.

Imagine-se chegando em um local para se hospedar em que as louças estão sujas, a privada quebrada e os eletrodomésticos não funcionando? Que chato, né?

Tenho certeza de que isso traria incômodos para você durante a estadia e, muito provavelmente, ao final você deixaria um comentário condizente!

Pela nossa experiência como anfitriões, o estado de limpeza e manutenção da acomodação é um dos principais na avaliação final do hóspede.

Não adianta ser querido e sorridente com o hóspede se a acomodação não atender as expectativas de qualidade no Airbnb. E nós falamos isso por experiência própria!

Pelo lado do anfitrião, sabemos o quanto é difícil garantir sempre uma limpeza de qualidade no Airbnb, bem como manter a manutenção de tudo em dia.

Nos últimos 2 anos, depois de passar por diversas situações de insatisfação de hóspedes, batalhamos para encontrar um modelo que nos permita entregar acomodações devidamente limpas e funcionais.

Nesse artigo, vamos compartilhar com você nosso processo de Supervisão de Hospedagem, que você também pode aplicar na sua acomodação e evitar comentários que prejudicam seu desempenho!

Vamos lá!

Veja em vídeo nosso processo!

Os 3 sentidos do hóspede

Em primeiro lugar, é importante entender que 3 sentidos principais serão despertados no hóspede quando ele chegar na acomodação:

  1. Visão: quando ele chegar, ele quer ver uma acomodação limpa e organizada. Não basta a acomodação estar limpa, ela tem que parecer limpa! É super relevante levar isso em consideração especialmente com coisas mais velhas. Sabe aquela tampa de privada velha que, apesar de limpa, está toda manchada? Isso a deixa com aspecto de sujo. Nesse caso, é melhor trocar por uma nova. Tome cuidado para que a percepção visual do hóspede seja de limpeza!
  2. Olfato: chegar em um lugar, ver que está tudo limpo, mas aí entrar no banheiro e sentir aquele cheiro de esgoto… ou talvez naquele quarto com cheiro de mofo… Eca! Quebra todas as expectativas! O olfato é fortemente responsável pela percepção de limpeza do hóspede. Por isso, é interessante utilizar algum “cheirinho” para causar uma boa sensação quando o hóspede entrar!
  3. Tato: quando o hóspede passar a mão por cima da mesa, ele não quer sentir que está empoeirada; quando ele pega uma louça, não quer que esteja engordurada. Portanto, cabe a você se esforçar para que o sentido de tato dele não passe a impressão de sujeira!

Abaixo, explicamos quais são os processos que utilizamos para satisfazer esses 3 sentidos!

Os 3 processos para garantir qualidade no Airbnb

As nossas acomodações passam por 3 processos: limpeza, supervisão da limpeza e supervisão dos equipamentos. Vejamos cada um deles:

Limpeza

Atualmente, a limpeza é feita por uma pessoa terceirizada. Temos as nossas Supervisoras de Hospedagem, que são responsáveis por abrir a acomodação e explicar para a faxineira terceirizada o processo de limpeza.

A limpeza é feita de cima para baixo, passando por todos os itens da acomodação.

Todas as louças são lavadas (mesmo que o hóspede tenha lavado e guardado), bem como os pequenos detalhes, como cantos das gavetas e dos cômodos.

Sempre são colocadas roupas de cama e banho novas, e as toalhas são dobradas artisticamente para causar uma boa impressão visual.

Supervisão de equipamentos

Pulemos para esse processo, pois ele ocorre simultaneamente à limpeza.

Após a faxineira terceirizada iniciar seu trabalho, a Supervisora de Hospedagem irá iniciar o processo de supervisão de equipamentos.

Esse processo consiste em testar todos os eletrodomésticos, como sanduicheira, liquidificador, cafeteira, micro-ondas, geladeira, máquina de lavar roupas, ar condicionado, secador, etc.

Além disso, testa-se a vazão da água nas pias, privadas e chuveiros, bem como aquecimento do chuveiro.

Dica: enquanto testa tudo isso, vá acendendo todas as luzes para ver se estão funcionando!

Supervisão da Limpeza

Esse processo consiste em olhar minuciosamente toda a acomodação para ver se a limpeza foi feita corretamente.

Isso inclui verificar as louças, panelas, micro-ondas, geladeira, teto (para ver se não tem traças e manchas), vidros, olhar embaixo da cama e do sofá e passar a mão nas superfícies para verificar se há pó,

Esse processo é feito da direita para a esquerda, de cima para baixo e procurando qualquer sujeira que possa ter ficado!

Lembra dos 3 sentidos? É aqui que você precisa se colocar no lugar do hóspede. Faça a supervisão como se fosse um hóspede entrando na acomodação!

E uma dica: ao final, use um borrifador com amaciante e álcool para deixar um cheirinho pela acomodação (especialmente cama, almofadas e sofá) e um “glade” para o banheiro.

Lembre-se de desligar as luzes e fechar as janelas antes de sair!

Conclusão

Esse é o processe que desenvolvemos e que vem melhorando a nossa qualidade no Airbnb. Consequentemente, as avaliações também estão melhorando.

Espero que nossos processos possam ser úteis para você também!

E se você tiver alguma boa prática de limpeza que não falamos aqui, adoraremos ouvir nos comentários!

Boas hospedagens!