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8 erros comuns ao anunciar no Airbnb

anunciar no airbnb

Está pensando em anunciar no Airbnb ? Ou, quem sabe, talvez até já anuncie seu imóvel na plataforma?

Ao longo da nossa jornada como anfitriões profissionais, percebemos que existem alguns erros comuns que as pessoas cometem ao anunciar no Airbnb.

Nós mesmos cometemos esses erros e, ao longo do tempo, fomos entendendo como lidar com as configurações da plataforma e as opções que ela oferece.

Nesse conteúdo vamos apresentar 8 erros que vemos com mais frequência, para ajudar você a evitá-los, garantindo melhores resultados ao anunciar no Airbnb!

Vamos lá?

Veja o conteúdo em vídeo também!

Erro 1: Não usar reservas instantâneas

Essa é uma das primeiras configurações que você faz, já no momento em que está criando seu anúncio no Airbnb.

A reserva instantânea permite que hóspedes reservem seu espaço instantaneamente nas datas em que seu calendário estiver disponível.

Se ela não estiver acionada, será necessária a sua aprovação para a reserva ser confirmada.

Muitos anfitriões possuem receio de deixar “qualquer hóspede” entrar na sua acomodação e, por isso, não ativam a reserva instantânea.

Mas o que a maior parte das pessoas não sabe é que as reservas instantâneas são estratégicas para o próprio Airbnb.

O Airbnb prioriza mostrar anúncios com a configuração de reserva instantânea.

Isso acontece porque a plataforma percebeu que os hóspedes preferem reservar acomodações que possuem a configuração de reserva instantânea, pela agilidade na confirmação da reserva.

Eles também perceberam que hóspedes que sofrem uma rejeição de um anfitrião deixam de alugar na plataforma.

Portanto, manter a reserva instantânea ativada é positivo sob o ponto de vista do Airbnb, pois facilita o processo de fechamento de reservas e retém mais hóspedes na plataforma.

Se “aparecer mais na plataforma” não for motivo suficiente e você talvez ainda esteja receoso sobre deixar “qualquer pessoa” entrar no seu imóvel, saiba o seguinte: são raríssimos os casos de danos causados por hóspedes em uma acomodação (abaixo de 1%).

Além disso, o Airbnb conta com um sistema de cadastro bem completo para todas as pessoas da plataforma e, se você por acaso não se sentir a vontade com uma reserva feita instantaneamente, você pode solicitar o cancelamento para o suporte.

A plataforma também oferece um seguro de até $1.000.000,00 (um milhão de dólares) contra danos causados por hóspedes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as reserva instantânea, veja a explicação completa do próprio Airbnb aqui!

Erro 2: Não ajustar mínimo de diárias

Muitos anfitriões permitem a realização de reservas por apenas 1 noite, imaginando que isso vai ajudá-los a atrair mais reservas.

Mas pense comigo: se eu tenho meu calendário para o mês de janeiro inteiro aberto e um hóspede reserva, um mês antes, uma noite para o dia 15/01, eu estarei impedindo uma potencial reserva do dia 10/01 ao dia 20/01.

O que estou querendo mostrar é que reservas “picadas” bloqueiam o seu calendário para potenciais reservas maiores, que geram mais faturamento.

Aqui nos Anfitriões de Aluguel nós trabalhamos com o padrão de 5 noites no mínimo, sendo que permitimos reservas de 2 ou 3 noites para fechar janelas (espaços abertos no calendário).

É claro que essa configuração vai depender da sua região e do perfil do seu imóvel, mas sugerimos realizar o teste para ver se não vai melhorar o desempenho do seu anúncio no Airbnb!

Erro 3: Não ajustar valores de diária diferentes para períodos diferentes

Não entraremos a fundo no tópico de precificação, pois já temos um vídeo bem completo falando sobre isso, nesse link aqui, mas o erro é o seguinte.

Imagine um proprietário de imóvel que decide começar a anunciar no Airbnb em um mês de baixa temporada. Em Florianópolis, por exemplo, no mês de maio.

Ele cria seu anúncio e coloca no ar com o preço base de R$100,00 a diária.

No dia seguinte ele fica feliz ao ver a notificação com sua primeira reserva fechada!

Mas então ele abre a reserva e vê que ela é do dia 27/12 ao dia 03/01. Basicamente, a época do ano em que os valores das diárias são os mais altos!

Você poderia estar reservando por R$700,00 a diária e acabou reservando 7 diárias por esse preço… Que vacilo, né?

Mas não é só cancelar a reserva?

NÃO!

O Airbnb vai te penalizar por cancelar uma reserva sem justificativa (errar o valor da diária não vale!).

A penalização inclui o bloqueio das datas no seu calendário; ou seja, ninguém mais poderá reservar nas datas do cancelamento.

Você teria que excluir o seu anúncio e criar um novo para conseguir reservar naquelas datas novamente. Que trabalho, né?

Bom, a dica é a seguinte: logo após criar o seu anúncio no Airbnb, vá nas configurações, no calendário, selecione as datas que você que sabe que a procura é mais alta na sua cidade/região, e defina um preço diferente para elas (por exemplo, R$700,00 para o Réveillon).

Lembre-se que quem determina o preço é sempre o mercado! Portanto, não adianta jogar o preço lá em cima e esperar que vá reservar. Veja nosso vídeo sobre como precificar as diárias!

Erro 4: Utilizar política de cancelamento flexível

Se você utilizar a política de cancelamento flexível, um hóspede poderá cancelar a reserva dele gratuitamente a qualquer momento antes do check in.

Já pensou um hóspede cancelar 1 dia antes do dia mais caro do ano? E aí, como faz para conseguir uma nova reserva?

Noites desocupadas são prejuízo para qualquer um que alugue por diárias (é o pesadelo dos hoteleiros)!

“Mas será que a política flexível não atrai mais hóspedes para o meu anúncio?”

Poderíamos pensar que sim. Mas as estatísticas do Airbnb demonstram que não há mais volume de procura por acomodações que utilizam a política flexível (*exceto em momentos específicos, como durante a pandemia do coronavírus).

Portanto, você pode utilizar uma política mais rigorosa para se proteger contra cancelamentos.

Veja tudo sobre as políticas de cancelamento do Airbnb nesse link!

PS: Aqui nos Anfitriões de Aluguel nós utilizamos a política rigorosa por padrão.

Erro 5: Não fazer boas fotografias

Qual das duas acomodações abaixo você escolheria para ficar?

Você já deve ter percebido, mas as duas fotografias são do mesmo imóvel.

A diferença é que a primeira delas foi feita amadoramente, enquanto a outra teve um trabalho de Home Staging e Fotografias profissionais.

No universo online, a qualidade das imagens faz muita diferença na formação de opinião das pessoas!

Pode ter certeza que elas vão escolher um imóvel que, pelas fotos, lhes pareçam mais confortável e acolhedor, antes mesmo de ler a descrição.

Algum tempo atrás fizemos uma comparação entre imóveis que administramos.

O estudo mostrou que aqueles em que foi realizado um trabalho profissional de home staging e fotografia tiveram até 70% mais rendimento!

O próprio Airbnb estimula a realização de fotografias profissionais, tendo parceria com diversos fotógrafos pelo mundo, pois sabem que isso melhora muito a conversão.

Portanto, nossa dica aqui é contratar um profissional para preparar o ambiente e realizar as fotografias, pois com certeza esse trabalho vai se pagar rapidamente e lhe trazer muito mais resultado!

Erro 6: Não retratar a realidade nas fotografias

Como eu disse antes, é fundamental tirar boas fotografias.

Mas cuidado! A fotografia deve ser feita profissionalmente, mas é ainda mais importante ela retratar fielmente a realidade.

Afinal, você não quer criar expectativas no seu hóspede para quebrá-las no momento que ele chegar ao local, não é mesmo?

Se isso acontecer, ele muito provavelmente deixará um comentário negativo após a estadia, o que vai prejudicar fortemente a reputação do seu imóvel.

O que é interessante fazer é tirar fotografias que fiquem maravilhosas, mas não tão incríveis quanto o ambiente realmente é.

Assim, quando o hóspede chegar ao local, vai se surpreender! Você vai estar entregando mais do que ele esperava, o que o deixará encantado!

Erro 7: Não responder consultas rapidamente

Diga-se a verdade: um anfitrião de Airbnb é um plantonista.

A qualquer momento consultas podem chegar e hóspedes podem entrar em contato com alguma solicitação ou reclamação.

É cansativo e chega até a ser chato a disponibilidade que o anfitrião deve ter para atender seus hóspedes…

Mas essa atenção e disponibilidade é imprescindível se você quer melhorar os resultados do seu imóvel.

Existe uma estatística do Airbnb que demonstra que consultas respondidas dentro da primeira hora levam a 60% do fechamento de reservas.

Isso quer dizer que os hóspedes não gostam de esperar muito tempo pela resposta do anfitrião, quando tem dúvidas.

Ou seja, aqueles anfitriões que respondem consultas rapidamente tem mais probabilidade de fechar negócio com potenciais hóspedes.

Portanto, não cometa o erro de deixar para responder seu Airbnb apenas em um momento do dia.

Ative as notificações e responda rapidamente! Pode ter certeza que seus fechamentos vão aumentar.

PS: se você não tem como responder consultas a todo momento, considere colocar alguém para ser co-host da sua conta e responder as consultas por você. Pode ser alguém da sua confiança ou até mesmo profissionais que realizam esse serviço.

Erro 8: Pensar a curto prazo

O Airbnb é uma plataforma de busca, assim como Google.

Se você criar um site hoje sobre viagens, por exemplo, pode ter certeza que ele não vai aparecer na primeira página do Google por um bom tempo.

Isso acontece pois o algoritmo da plataforma leva uma série de variáveis em consideração para decidir quais páginas mostrar primeiro.

O mesmo acontece no Airbnb (claro, com um algoritmo diferente).

Mas o fato é que o seu anúncio não vai atingir os melhores resultados assim que você colocar ele no ar.

O anúncio precisa de tempo para ganhar visibilidade, receber comentários e adquirir uma boa reputação.

Isso quer dizer que se você estiver pensando em colocar o seu imóvel no Airbnb por pouco tempo, provavelmente ele não vai alcançar todo o seu potencial de faturamento.

Aqui nos Anfitriões de Aluguel, percebemos que, mesmo em épocas de baixa, os anúncios que mais alugam são aqueles que já estão há mais tempo conosco e já possuem uma boa reputação.

Isso pode levar de 3 a 6 meses para acontecer, e quanto mais tempo o imóvel estiver na plataforma apresentando bons resultados, mais você vai poder cobrar.

Portanto, pense no longo prazo, como um negócio!

E lembre-se, para ganhar uma boa reputação é importante cuidar bem do imóvel e atender os hóspedes com qualidade, pois são eles que vão deixar o comentário ao final da estadia!

Se você não tem tempo para fazer isso bem feito, considere contratar um serviço de administração de Airbnb profissional, como os Anfitriões de Aluguel.

Conclusão

Anunciar no Airbnb é como começar um negócio. É necessário tempo e experiência para adquirir as melhores práticas.

Estamos há mais de 2 anos administrando diversas propriedades no Airbnb, onde erramos muito e aprendemos muito.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a evitar alguns erros que cometemos e acelerem seus resultados no Airbnb!

Ficaremos felizes de ouvir sua experiência também! Fique a vontade para compartilhar conosco nos comentários 🙂

5 comentários em “8 erros comuns ao anunciar no Airbnb

  1. Marcelo disse:

    Excelente rapaziada! Vejo que estou no caminho! Já tinha isso em vista, mas depois do que li aqui vou investir nas fotos. Sinto falta de algo nas minhas! E a política flexível, pois uso dela e ontem mesmo me dei bem mal por isso, perdi um hóspede de 50 dias. Valeu!!!

    PS. Posso aproveitar e tirar uma dúvida? Se um hóspede pede um desconto, como se faz? Se eu concordar, basta entrar lá e ajustar o preço nas datas desejadas? Ou tem outro meio?

    1. Anfitriões de Aluguel disse:

      Marcelo, legal que você está no caminho certo. Sobre os ajustes de valores, você pode ajustar clicando no botão “oferta especial” no Airbnb. Ali você pode editar valores, datas, etc, para enviar uma oferta com descontos para seus potenciais hóspedes.

  2. Eduardo disse:

    Dicas muito boas , principalmente para quem vem a iniciar no negócio, já tive experiencias não muitas agradáveis com anunciantes na plataforma mencionada, deve-se ler tudo muito bem ,atentar para o prazo de cancelamento, e principalmente as opiniões/comentários dos hóspedes anteriores, o atendimento vale muito.

  3. WILLIAM disse:

    MORO EM BLUMENAU SC.
    13KM PERTO DA CIDADE DE POMERODE(CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL), E 12 KM DO CENTRO DE BLUMENAU E A VILA DA OKTOBERFES ENTRE OUTROS PONTOS ATRATIVOS.
    VOCÊS ACHAM QUE TEM CHANCES PARA AIRBNB?

    1. Anfitriões de Aluguel disse:

      Sim, William, há pessoas realizando esse modelo de locação na sua região.

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