Iniciantes, Para Anfitriões

Configuração inicial: como preparar seu imóvel para Airbnb

configuração inicial

A configuração inicial é o processo de deixar seu imóvel devidamente preparado para receber os hóspedes do Airbnb.

Isso inclui retirar o que não é necessário, acrescentar o que é essencial, melhorar a imagem da acomodação e realizar toda a coleta de informações que serão utilizadas para o bom atendimento do hóspede e o controle de qualidade.

Os Anfitriões de Aluguel, por realizarem a gestão de vários imóveis para aluguel no Airbnb, desenvolveram um processo de configuração inicial focado em extrair os melhores resultados para a acomodação.

É o que explicaremos nesse artigo. Se você quer saber como preparar seu imóvel para alugá-lo no Airbnb, siga conosco!

Assista o conteúdo em vídeo também!

O processo de configuração inicial

O processo de configuração inicial que desenvolvemos envolve 7 atividades principais, quais sejam:

  1. Limpeza
  2. Inventário
  3. Vistoria
  4. Home staging
  5. Fotografia
  6. Vídeos de instrução
  7. Regras do condomínio

Essas atividades são realizadas, normalmente, ao longo de um dia inteiramente dedicado à propriedade.

O processo de configuração inicial é realizado por um dos colaboradores dos Anfitriões de Aluguel, que chamamos de Onboarder.

O processo é realizado antes da criação do anúncio no Airbnb, pois é justamente ao longo desse dia que vamos coletar as informações necessárias para isso.

Vejamos como ocorre cada uma das atividades!

Limpeza

Como essa é, em geral, a primeira limpeza realizada antes de receber hóspedes, fazemos uma faxina bem completa e profunda.

Em geral, contratamos 1 ou 2 faxineiras para auxiliar o Onboarder (colaborador responsável pela configuração inicial), uma vez que essa limpeza envolve desde a retirada de todas as louças dos armários para serem higienizadas, até a lavagem de janelas e calçadas.

Os Anfitriões de Aluguel seguem o Processo Avançado de Higienização do Airbnb, criado após a disseminação do COVID-19, com o objetivo de manter as acomodações devidamente higienizadas e seguras para os hóspedes e anfitriões.

Portanto, é fundamental que essa primeira limpeza seja realizada pela nossa equipe, propriamente treinada para tal.

Se você é curioso e se preocupa com o assunto limpeza, veja aqui as melhoras práticas de higienização para Airbnb!

Inventário e Vistoria

Enquanto as faxineiras realizam a limpeza do imóvel, o Onboarder irá realizar as atividades 2 (inventário) e 3 (vistoria) concomitantemente.

O inventário consiste no registro de tudo que existe dentro da acomodação. Isso inclui os móveis, os utensílios de cozinha, os eletrodomésticos e qualquer outro item presente na acomodação.

Realizamos o registro de maneira escrita, em um planilha, e também tiramos fotografias de tudo. Aqui nós damos algumas dicas sobre como realizar o inventário!

A vistoria, por sua vez, reside na checagem do funcionamento dos equipamentos e demais funcionalidades da casa.

Por isso é realizada simultaneamente com o inventário: enquanto o Onboarder anda pela casa realizando o inventário, já vai testando tudo!

Essa vistoria inicial é também super completa. Ela envolve desde a checagem de eletrodomésticos (TV, ar condicionado, liquidificador, cafeteira, fogão, etc) até o teste de eletricidade, gás e vazão de água.

Ao final desses dois processos, o Onboarder realiza um relatório informando qualquer eventual manutenção que seja necessária para deixar a acomodação 100% para receber os hóspedes.

Home Staging

O Home Staging é uma técnica de design de interiores focada em tornar acomodações mais belas e funcionais para aluguel de temporada.

A técnica trabalha com um conceito minimalista, reduzindo o volume de utensílios, equipamentos e decorações pela acomodação, de forma a torná-la mais impessoal.

Por ser minimalista, em geral você não precisará gastar grandes quantias de dinheiro para realizá-lo na sua acomodação. Se trata muito mais de tirar itens desnecessários do que acrescentar coisas.

O Home Staging também não é reforma. Ele apenas vai trabalhar com o que existe na acomodação, seja retirando ou mudando de lugar, com vista a tornar o imóvel mais atrativo.

É uma técnica que comprovadamente eleva o faturamento da propriedade, tanto por atrair mais hóspedes através das fotografias, quanto pelo aumento da satisfação deles com a acomodação.

Portanto, nós consideramos imprescindível a realização do Home Staging durante nosso processo de configuração inicial. É um pré-requisito para a contratação dos serviços dos Anfitriões de Aluguel.

Na prática, nós contratamos uma designer de interiores parceira e, antes mesmo do dia de ir na acomodação realizar a configuração inicial, enviamos fotos do local para que ela nos mande as instruções de Home Staging.

No dia da configuração inicial, o Onboarder segue as instruções enviadas e deixa tudo preparado para o que vem a seguir: fotografias!

Fotografia

Após deixar tudo organizado e bonito dentro da acomodação, vem essa que é também uma atividade imprescindível: a realização de fotografias profissionais.

Você não imagina a diferença entre tirar fotografias amadoras com o celular e contratar um profissional para registrar o que há de melhor na sua acomodação!

É fato comprovado: as fotografias profissionais aumentam em mais de 30% o faturamento das acomodações.

E tem mais: fotografias profissionais em conjunto com o Home Staging chegam a aumentar o faturamento da acomodação em mais de 70%!

A explicação é simples: as pessoas olham mais para as fotografias do que para qualquer outra coisa na hora de reservar uma acomodação no Airbnb ou por qualquer meio online.

É o cartão de entrada para a sua propriedade!

E nós falamos por nós mesmos: depois que começamos a realizar o Home Staging e fotografias profissionais, os resultados melhoraram muito!

Portanto, recomendamos fortemente que você contrate um profissional para realizar belíssimas fotografias do imóvel que você tão cuidadosamente está preparando para receber hóspedes. Garantimos que vale cada centavo!

Vídeos de instrução

O nosso modelo de entrega de chaves é remoto; ou seja, não entregamos as chaves na acomodação.

Isso significa que não haverá uma pessoa para mostrar qual é o apartamento, qual a vaga para estacionar, onde colocar o lixo e demais truques da acomodação.

Portanto, nós sempre realizamos vídeos com as instruções de check-in, check-out e demais informações relevantes para o hóspede conseguir se virar na acomodação sem a necessidade de mostrar tudo pessoalmente tudo para ele.

Regras do condomínio

Caso estejamos falando de um imóvel que fique dentro de um condomínio, há esse sétimo passo para ser executado.

É sempre muito importante descobrir se há regras que devem ser cumpridas e que os hóspedes devem ficar cientes.

A maior parte dos condomínios possui alguma regra de cadastro de hóspedes e é fundamental que você, anfitrião, esteja a par disso para evitar problemas (imagina o hóspede chegar lá e não poder entrar?!!).

O mesmo se aplica há outras regras do condomínio, como utilização de áreas comuns, hora de silêncio, entre outras.

Portanto, nós sempre realizamos esse alinhamento inicial com a administração do condomínio e seguimos os procedimentos passados por eles para garantir segurança e boa convivência ao alugar no Airbnb.

Conclusão

Começar a alugar no Airbnb não é difícil, mas se você quer alcançar bons resultados terá que se esforçar.

Para cada nova acomodação que começamos a trabalhar, realizamos todo esse processo, o que leva em torno de um dia.

É trabalhoso e exige certo investimento inicial. Mas garantimos que é melhor fazê-lo vai lhe poupar trabalho a dinheiro no longo prazo.

Isso porque, primeiro, realizando uma boa limpeza e vistoriando os itens da acomodação, você vai garantir que ela esteja apresentável e funcional para os hóspedes, o que é fundamental para a posterior avaliação feita por ele.

Segundo, se você fizer um bom levantamento de informações e tiver um registro completo do que há na acomodação, ficará mais fácil responder consultas e cobrar hóspedes por danos causados.

Terceiro, se você fizer um bom trabalho de divulgação da sua propriedade, o que envolve fotografias incríveis, ele chamará mais atenção e alugará mais facilmente, trazendo mais faturamento.

E quarto, se você estiver com tudo acertado junto do condomínio, criando um relacionamento positivo desde o começo, você estará evitando problemas e cunhando um parceiro para o seu negócio.

Portanto, fica a nossa dica para você seguir, como melhor lhe couber, o nosso processo de configuração inicial!

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado.

Ficaremos muito felizes também de saber a sua experiência ou tirar qualquer dúvida que você tenha, é só deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *