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Hospedar no Airbnb: dicas para atender hóspedes com qualidade

hospedar no airbnb

Quer saber como hospedar no Airbnb de forma impecável? Então, você veio ao lugar certo, pois no tema de hoje daremos as melhores dicas para isso! Confira no vídeo e no artigo!

Hospedar no Airbnb se tornou um hábito comum entre os brasileiros, afinal, é uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra, concorda?

Mas, e quanto a você? Tem experiência no assunto? Sabe como agradar seu hóspede? Será que está preparado para atender as demandas de mercado?

É preciso ficar atento a essas questões, pois a hospedagem profissional está crescendo cada vez mais, juntamente com as expectativas dos hóspedes.

E para satisfazer seus hóspedes, você precisa entender como recebê-los.

Entretanto, como fazer isso na prática? Como manter o aluguel de temporada funcionando a pleno vapor e com a maior qualidade possível?

Para entender mais sobre esse assunto, preparamos para você um guia com 4 dicas de como agradar o hóspede, deixando sua clientela feliz e satisfeita! Vamos lá?!

1. Seja informativo e proativo ao hospedar no Airbnb

hospedar no airbnb

Principalmente no começo da jornada em hospedagem profissional, é comum querer agradar e criar um serviço de excelência, concorda?

Esse é um instinto natural do ser humano e saiba que pode fazer toda a diferença na hora de garantir a reserva com o cliente e uma boa avaliação final.

No entanto, por mais que a plataforma Airbnb Brasil conte com maravilhosos recursos para apresentar a acomodação, as informações sobre a acomodação ainda podem ser “vagas”.

O hóspede está procurando um local para a temporada e com isso, está saindo da zona de conforto da sua casa e indo para um ambiente desconhecido.

Nesse caminho, é comum a insegurança e principalmente as dúvidas antes de realizar a reserva da acomodação.

Por isso, como bom anfitrião você deve ser proativo para passar informações aos hóspedes.

Uma sugestão interessante nesse sentido é manter uma comunicação mais pontual desde o início. Uma boa alternativa ao chat do Airbnb ou de outra plataforma é o contato via WhatsApp.

Esse contato, além de ser mais pessoal, é mais rápido e simples, ou seja, ambas as partes tiram suas dúvidas em pouco tempo. E como sabemos, tempo é dinheiro, não é mesmo?!

Ah, e uma dica para facilitar ainda mais essa comunicação é criar um sistema de troca de mensagens “automáticas”.

Essas mensagens são comuns nas redes sociais e basicamente se tratam de respostas pré-prontas, que ficam salvas e você envia quando o hóspede tem uma dúvida.

É interessante ter respostas preparadas para as dúvidas mais comuns; por exemplo, mensagens explicando as políticas da reserva ou as regras da acomodação.

Outra sugestão é, já no momento da reserva, esclarecer questões como e onde será feita a entrega da chave da acomodação ou, se precisar, quem levará a chave no lugar de desembarque (rodoviária ou aeroporto) e guiará o hóspede até a residência.

Essa estratégia mais proativa ajudará a otimizar seu tempo e ainda deixará o serviço visto com bons olhos.

Afinal, é um cuidado a mais com o cliente e uma excelente forma de estar sempre à disposição, concorda?!


2. Esteja preparado para os desafios como Anfitrião Airbnb

desafios airbnb

Para se tornar um expert nesse tipo de hospedagem, é indispensável compreender mais sobre como funciona o airbnb.

Bom, estamos nos referindo a uma das maiores redes de serviço de hospedagem online do mundo, ou seja, há uma reputação a zelar.

O conhecimento de algumas práticas lhe poupará muita dor de cabeça futura.

Por exemplo, não é incomum ocorrerem problemas de manutenção ao longo da estadia do hóspede.

Pense bem! Só na sua casa, aposto que há diversos pequenos reparos que estão para trás… Fora aqueles que você tem que resolver rápido para não gerar mais estragos!

Uma ótima dica aqui é ter uma lista de contatos de prestadores de serviços, justamente para esse tipo de emergência.

Você pode contar com a parceria de uma rede de marido de aluguéis, por exemplo, ou ter esquematizado ao menos três opções de profissionais para cada demanda, como eletricista, encanador, chaveiro, faxineira e etc.

Outro ponto a destacar quanto aos desafios presentes na atividade de anfitrião é quanto à identificação e resolução de danos na propriedade.

Se esses forem causados pelo hóspede, como no caso de bater o carro no portão e estragar o mesmo, é responsabilidade dele arcar financeiramente com o dano.

Nessas situações, será o anfitrião profissional o responsável por cobrar e providenciar a devida manutenção e o prejuízo gerado.

No caso do hóspede se recusar a pagar o valor, o anfitrião da acomodação deve estar ciente de que a  Airbnb possui um seguro.

Esse seguro está no valor de R$1 milhão de dólares e, tendo a comprovação do dano causado à propriedade pelo hóspede, o anfitrião pode providenciar o devido ressarcimento.

É claro que quanto maior o fluxo de hóspede, consequentemente maiores as chances desse tipo de desafio lhe ocorrer, mas nada que não possa ser solucionado. 

Na maioria dos casos, ao hospedar no Airbnb, os imprevistos serão “pequenos” e rápidos de serem solucionados.

Os problemas que ocorrem com maior frequência, pela nossa experiência, incluem uma queima de chuveiro, uma internet que falha e sai fora do ar, uma lâmpada que para de funcionar ou coisas simples desse tipo.

Levando em consideração que esses problemas podem ocorrer a qualquer momento, recomendamos conhecer as soluções e estar preparado para lidar com esses inconvenientes.

Uma ótima dica é sempre estar atento aos detalhes da residência e seu bom funcionamento, realizando as manutenções preventivas para evitar maiores dores de cabeça durante a estadia do hóspede!

Lembre-se que será a maneira de trabalhar que irá fazer desses imprevistos uma forma de melhorar ainda mais o seu atendimento.

Por mais que você não consiga resolver o problema na hora, vá até a propriedade, mostre empatia, demonstre que está preocupado com o que está acontecendo.

Ações falam mais do que palavras! Isso com certeza irá tornar o hóspede mais satisfeito.

Ah, e não se esqueça de manter a calma nessas horas, pois ver o hóspede em apuros pode lhe deixar ansioso e isso não ajudará em nada a resolver a situação, seja ela pequena ou não.

Foco na ação! 

3. Entenda que você é um plantonista 24h

plantão airbnb

Vale a pena alugar pelo airbnb, sim, mas, como anfitrião, isso exigirá uma grande dedicação de sua parte.

Isso significa que você precisará, basicamente, ficar “disponível” 7 dias por semana para ajudar com qualquer dificuldade que os hóspedes possam vir a ter. 

É importante frisar esse ponto, pois muitas pessoas entram nesse tipo de negócio achando que será um meio fácil para conseguir dinheiro…

Contudo, saiba que na prática não é bem assim… Esse serviço vai muito além de saber receber clientes ou manter tudo em ordem durante o aluguel.

Você será o “pau para toda obra”, ou seja, a pessoa responsável por tudo, desde o momento do primeiro contato do cliente com você até após deixar a residência.

Então, por mais que você não esteja envolvido especificamente no atendimento ao cliente durante o dia (ou noite), outras questões irão surgir nessa rotina.

É o hóspede que chama quando tem dúvidas… Um imprevisto na elétrica da residência que ocorre no meio da noite… Datas durante a alta temporada (como ano novo e carnaval) em que se terá um volume grande de hóspedes para dar conta, enfim.

Por esses e outros motivos que você precisa entender que hospedar no airbnb é uma tarefa árdua (mas extremamente gratificante!). 

As nossas dicas são: estar sempre atento aos detalhes do ambiente, principalmente com relação à higiene e manutenção, preparar tudo com antecedência antes do hóspede chegar; e ter um planejamento quanto às demandas do dia, saber como dividir seu tempo de expediente entre as demandas fixas e os imprevistos que surgirão.

Além disso, é fundamental ter um equilíbrio emocional, visto que por mais que você dê 100% de si, sempre terá aquele hóspede que sairá reclamando e dando uma péssima avaliação.

Não é raro por aí ver queixas de hóspedes insatisfeitos, basta procurar “Airbnb denunciar anfitrião” e terá uma boa noção do que estamos falando…

Junte tudo isso a uma alta carga de estresse por ter que estar trabalhando 24 horas no final de semana ou feriado e já viu né, é preciso respirar fundo e tentar encontrar a solução da melhor forma possível.

Essa é uma dica valiosa especialmente para manter a qualidade no seu serviço, para que não desconte esse cansaço/estresse em seu hóspede.

Então, cuide-se para que esses problemas não abalem nem seu emocional nem o seu trabalho, pois, infelizmente, pode acontecer com qualquer um.

Aliás, essa é uma das grandes vantagens de se contratar um co-anfitrião profissional. Tem-se o benefício do proprietário não precisar se preocupar e nem se envolver com nada referente a hospedagem profissional.

4. Conheça a propriedade e alinhe com o hóspede

relatório airbnb

Alguns anfitriões já vêm adotando medidas para minimizar atritos durante e após a hospedagem. 

Uma dessas estratégias é o relatório de vistoria da limpeza do local e o inventário com tudo que há dentro da propriedade, seja ele em foto ou escrito.

O mais comum das estadias de aluguel de curta duração é a realização da faxina do imóvel após a saída do último hóspede, assim como o fornecimento de roupas de cama e banho.

É importante realizar uma vistoria dessa faxina antes do hóspede seguinte entrar, para garantir que a acomodação esteja devidamente limpa.

Quanto ao inventário, esse serve não só para ter controle sobre os móveis e utensílios da acomodação, mas também para ajudar a lembrar de certos detalhes.

Por exemplo, pode ser que o novo hóspede não seja brasileiro e não esteja habituado ao uso da cafeteira…

Ao ter o inventário da residência, indicando o modelo da cafeteira, você saberá exatamente como ajudar, caso o hóspede tenha dúvidas para utilizar o utensílio e peça informações.

Além disso, na alta temporada, com uma grande demanda de clientes e muitos apartamentos para gerenciar, claro que pode passar despercebido algum detalhe.

Por isso, uma maneira de garantir que tudo estará em ordem para quando o hóspede chegar é criar esse sistema de relatório.

Assim, ao se acomodar na propriedade, o próprio anfitrião que irá hospedar no Airbnb já pode repassar esses documentos ao hóspede.

Essa é uma ótima forma de evitar problemas entre anfitriões e hóspedes; ou, pelo menos, de se proteger caso haja conflitos acerca de danos.

Conclusão

Portanto, chegamos ao fim do nosso guia de como hospedar no airbnb! Esperamos ter lhe ajudado a entender melhor sobre o assunto!

E, sempre, independentemente da situação, dê o seu máximo para que seu hóspede tenha um atendimento cinco estrelas, pois com certeza o retorno para você também será positivo!

Seguindo as dicas mencionadas neste conteúdo, você irá proporcionar uma estadia de mais qualidade para seus hóspedes!

Se gostou desse artigo, você também pode conferir nossas 8 dicas para ganhar comentários 5 estrelas no Airbnb!

E você, como é sua experiência e suas dicas para receber hóspedes?