Avançados, Para Anfitriões

Ar-condicionado ou ventilador: o que é melhor para Airbnb?

ar-condicionado ou ventilador

Não sabe se é melhor ar-condicionado ou ventilador na hora de hospedar no Airbnb? Então, confira o post de hoje e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O Airbnb é considerado atualmente um dos principais sites de aluguel por temporada ao redor do mundo, presente em mais de 192 países.

Dentre as opções de estadia estão desde as mais convencionais, como apartamentos e casas, até as mais inusitadas, tais como castelos, barcos e iglus.

Aqui no Brasil, a hospedagem no Airbnb é bem dividida e os dados apontam que metade (50%) dos aluguéis é feito em residências compartilhadas e a outra metade referente à acomodação inteira, sem a presença de terceiros.

Mas, de modo geral, independentemente de onde ou como é realizada essa hospedagem, uma coisa todos concordam: é preciso oferecer conforto aos hóspedes.

 E uma questão que gera muitas dúvidas nos anfitriões é sobre o sistema de ventilação do local…

Será que vale mais a pena o ventilador ou o ar-condicionado? Será que o hóspede realmente se preocupa com isso? Quais são os custos envolvidos?

Bom, o proprietário da acomodação que está organizando o ambiente para alugar não deve pensar somente nos custos na hora de tomar essa decisão.

É essencial avaliar também o bem-estar de seus hóspedes, pois como sabemos, tudo isso afeta diretamente na avaliação ao final da hospedagem.

Então, se você ainda não sabe qual a melhor opção de ventilação para hospedar no Airbnb, a hora de tirar suas dúvidas é agora! Vamos lá?!

Prós e contras do uso de ventiladores e ar-condicionado para aluguel no Airbnb

Antes de começar a cogitar essas duas opções de ventilação, precisamos entender melhor sobre cada uma, concorda?

Nesse sentido, cabe antecipar que tanto o ventilador quanto o ar-condicionado tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do ponto de vista.

Então, se você ainda não sabe o que considerar na hora da escolha, nós lhe ajudaremos!

Confira a seguir uma breve comparação que fizemos para você sobre esses dois tipos de aparelho!

Ventilador

O ventilador é sem dúvida uma opção mais econômica que o ar-condicionado quando a ideia é refrescar o ambiente.

Isso porque, normalmente, esses consomem menos energia e claro, as despesas com instalação são bem menores.

Além disso, esses são bem versáteis, ou seja, podem ser colocados no teto ou próximos aos móveis, possibilitando que se movimentem para diversos locais.

Entretanto, o ponto negativo é que em questão de eficiência, esses perdem para os ares-condicionados, uma vez que não refrescam tanto assim.

Assim, não são muito recomendados para regiões muito quentes, pois se você deseja agradar seu hóspede, não irá querer “matá-lo” de calor, certo?!

Ar-condicionado

O ar-condicionado é um aparelho que oferece conforto térmico praticamente momentaneamente, seja para esquentar ou esfriar o espaço.

Contudo, traz como ponto negativo o maior investimento financeiro, pois consome mais energia e requer custos com instalação e manutenção mais elevados.

Além disso, em questão de saúde, esses podem não ser tão indicados, já que ressecam o ar do ambiente, levando à necessidade do uso de um umidificador.

Outra desvantagem com relação à saúde é que se não tiverem a manutenção em dia, acumulam ácaros, bactérias, fungos e vírus, que são extremamente prejudiciais às pessoas que apresentam algum problema respiratório ou alérgico. 

Ar-condicionado ou ventilador, qual o melhor para a hospedagem no Airbnb?

Agora que você já conhece mais sobre esses dois equipamentos, é hora de avaliar os prós e contras envolvidos na sua escolha.

Para você que quer descobrir a melhor maneira de receber hóspede no Airbnb, é fundamental considerar todos os pontos…

Estamos falando dos gastos com aquisição, instalação e manutenção, consumo mensal de energia e questões relacionadas à saúde e bem-estar dos hóspedes.

Nesse cenário, pensando de forma bem racional, o ar-condicionado é muito mais eficiente que o ventilador em termos de ventilação, porém requer mais investimentos…

E, o ventilador por mais simples que seja em questão de ventilação do ambiente, é mais barato de se manter e não gera problemas de secura do ar.

Então, qual escolher para instalar no imóvel que será alugado no Airbnb? Nem um nem outro, mas sim os dois (claro, se isso for possível)! 

Essa é a nossa recomendação se você pretende agradar seu hóspede ao máximo!

O motivo é simples! Tendo as duas opções os seus hóspedes podem escolher por conta própria o que lhe for mais confortável.

Isso porque terão aqueles, como os mais velhos, que não gostam do clima gelado que o ar proporciona. Assim como terão aqueles mais exigentes, que não se contentarão apenas com o ventilador.

Além disso, tendo ambos, você como proprietário pode revezar o uso e assim diminuir alguns gastos.

Em épocas menos amenas pode-se dar prioridade aos ventiladores, ao passo em que em estações mais quentes o ar-condicionado pode ser ligado para resfriar com mais eficiência.

Dessa maneira, todos saem ganhando, não acha? Ainda ficou com dúvidas?

Então, nos próximos tópicos iremos discutir um pouco mais dessa escolha na prática, ou seja, no dia-a-dia da hospedagem profissional!

Como o hóspede do Airbnb irá avaliar essa escolha do proprietário?

A descrição das condições e recursos que a acomodação oferece é muito importante na hora de fazer o seu anúncio na plataforma Airbnb.

Inclusive, é um dos fatores que mais influencia na decisão do hóspede no momento de decidir sobre um imóvel ou outro para alugar.

Pensando por esse lado, como você acha que um hóspede irá reagir entre um anúncio em que uma acomodação tem apenas ventilador e a outra ar-condicionado ou até mesmo ambas as opções?

Bom, a verdade é que a grande maioria, e provavelmente você também, iria preferir a do ar, certo? Especialmente se está viajando para uma região mais quente…

Por isso, antes de pensar no gasto com a conta de luz ou as manutenções periódicas, avalie o conforto que proporciona ao hóspede.

Obviamente que ele não irá alugar seu imóvel somente porque esse dispõe de ventilador, mas ter um ar-condicionado no local é um diferencial.

Segundo as estatísticas apresentadas pelo próprio Airbnb, as acomodações com ar-condicionado geram um maior faturamento do que as que não possuem. 

Isso porque os imóveis com ar-condicionado nas instalações costumam fechar mais reservas de aluguel por temporada do que os sem, e com valores mais altos.

Na prática, como ficam as despesas?

Ao contrário do que muitos pensam, na prática, os hóspedes do Airbnb não costumam abusar no consumo do ar-condicionado.

Cada vez mais há uma maior consciência nos hábitos de consumo e por isso, muitos se preocupam em não deixar portas e janelas abertas enquanto o ar está ligado e até mesmo em deixá-lo funcionando o dia inteiro.

Claro que haverá casos em que o hóspede não dará importância a esses detalhes, mas, via de regra, são exceções.

Assim, o custo-benefício para manter esse equipamento compensa, considerando que o valor pago pelo aluguel também será mais alto.

Além disso, para diminuir as despesas, você pode pensar na automação dos processos.

Estamos falando do uso de dispositivos que controlam o uso do ar-condicionado, às vezes até mesmo a distância, pelo celular.

Enfim, o que não falta é tecnologia para tentar minimizar esse impacto nas contas.

E claro, nada como uma conversa amigável com seu hóspede, orientando-o já na chegada sobre o uso consciente do ar durante sua hospedagem no Airbnb.

Mesmo que esse equipamento gere custos mais elevados do que o ventilador, ainda assim, ter um imóvel com ar-condicionado pode ser mais vantajoso.

Além de ser um diferencial em seu anúncio e atrair mais interessados para sua acomodação, ainda lhe gerará um maior faturamento, pois o valor de locação costuma ser maior.

Conclusão

Portanto, se a sua dúvida era se vale mais a pena ter ar-condicionado ou ventilador no imóvel para alugar, a resposta é depende!

Tudo dependerá da região que o imóvel está localizado e da necessidade de ventilação do ambiente. 

Mas o importante é nunca escolher um ou outro baseado apenas nos custos envolvidos, pois você priorizar o conforto do seu hóspede durante a estadia pode lhe trazer bons frutos. 

Por isso, a dica de ter as duas opções de ventilação no local. Assim, o próprio hóspede escolhe o que deseja utilizar e com certeza sairá satisfeito!

E por fim, se for o caso de um ambiente mais quente, lembre-se que o ar condicionado por ter um custo mais elevado, mas o retorno que ele gera com certeza será maior!