Avançados, Para Anfitriões

Melhores práticas de higienização para Airbnb

higienização para airbnb

Entenda mais sobre higienização para Airbnb na hora da hospedagem profissional!

A plataforma Airbnb é referência no setor de hospedagem e sua reputação no mercado é marcada principalmente pela qualidade dos serviços que oferece. 

Um desses é com relação à higienização das acomodações alugadas por temporada, que segue um protocolo rigoroso da empresa.

Estamos falando de um conjunto de práticas de limpeza adotadas pelos anfitriões entre uma estadia e outra.

Essa prática é obrigatória, visto que seu hóspede necessita e merece um ambiente limpo, organizado e agradável, concorda?

Esse é um meio de manter a saúde e bem-estar durante a estadia.

Por isso, cada vez mais os anfitriões estão se preocupando em entender melhor sobre como deve ser feita a higienização para receber hóspedes do airbnb.

Engana-se quem pensa que esse é um tema fácil, considerando que o assunto ainda gera dúvidas em muitas pessoas…

Há muitas orientações sobre como limpar e higienizar o espaço do aluguel por temporada (especialmente agora no momento de pandemia, onde o protocolo ficou mais rigoroso e deve seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde).

Mas, e quanto a você? Faz parte do time de anfitriões que está confuso em como realizar na prática esse processo?

Bom, não se preocupe, pois no tema de hoje elaboramos um guia prático sobre as melhores práticas de higienização para Airbnb! Confira!

Afinal, o que é a higienização para Airbnb?

O processo de higienização para Airbnb inclui uma série de cuidados, a fim de garantir a limpeza total do ambiente e um maior conforto ao hóspede. 

Mas, antes de começarmos a falar mais sobre esse assunto, é preciso ficar atento à definição de higienização

Resumidamente, dizemos que higienizar é a limpeza mais profunda, onde além de se remover a sujeira orgânica superficial, aplicam-se produtos sanitizantes. 

Esses tem potencial de desinfetar a superfície, combatendo os microrganismos patogênicos, como vírus, fungos e bactérias, que podem fazer mal a nossa saúde.

Dessa maneira, o anfitrião deve se preocupar não só com aspectos como a faxina em si, mas também com relação às bactérias e germes presentes no enxoval de cama, mesa e banho disponibilizados. 

Especialmente após a pandemia, o Airbnb vem se engajando para trazer políticas de higienização adequadas e padrões de limpeza. 

Isso tudo para manter a qualidade no serviço prestado e também para gerar maior satisfação e bem-estar ao cliente, que deseja se hospedar em um ambiente impecável e seguro.

É nesse ponto que muitos anfitriões se perdem, justamente por terem a mentalidade que a hospedagem por temporada é feita em uma acomodação caseira.

Nesses casos, acredita-se que não é preciso “seguir a risca” essa limpeza mais profunda, como em um hotel, por exemplo…

Mas saiba que o descuido com a limpeza pode impactar na avaliação final em seu anúncio, sendo inclusive uma das queixas mais presentes na secção do Airbnb para denunciar anfitrião.

Então, tenha em mente que para proporcionar uma excelente hospedagem, você como anfitrião necessita cuidar da higienização completa do local.

As 5 etapas da higienização do Airbnb

Quando falamos de limpeza padrão Airbnb, estamos nos referindo a, no mínimo, cinco etapas fundamentais:

  1. Preparação prévia para a limpeza
    1. Abrir portas e janelas para arejar o local
    2. Adquirir materiais de higienização (sanitizantes e desinfetantes) de boa qualidade
    3. Utilizar os devidos equipamentos de proteção individual
    4. Retirar todo o lixo presente no local
    5. Retirar a roupa de cama, mesa e banho suja do ambiente
  1. Limpeza de detritos e poeiras
    1. Lavar, secar e guardar toda a louça da acomodação
    2. Tirar o pó superficial dos móveis e aspirar/varrer o chão e tapetes
    3. Limpar todas as superfícies impermeabilizáveis (pias, bancadas, mesas, armários, eletrodomésticos e etc.)
    4. Limpar todas as superfícies permeáveis (enxoval, carpetes, tapetes e estofados em geral)
    5. Limpar com produtos adequados o ambiente (box e teto de banheiro, azulejos da cozinha, chão da acomodação)
  2. Higienização do ambiente
    1. Pulverizar desinfetante em todas as superfícies impermeabilizáveis previamente limpas
    2. Deixar o desinfetante secar naturalmente
  3. Verificação do processo realizado nos cômodos 
    1. Fazer um checklist da limpeza e higienização realizada na acomodação
    2. Verificar se há problemas de manutenção ou itens faltando que precisam ser substituídos ou reabastecidos
  4. Arrumação final
    1. Retirar do local o material utilizado na limpeza e higienização
    2. Inspecionar se todos os cômodos estão prontos para receber o hóspede
    3. Deixar itens e produtos de limpeza no local para a hospedagem (vassoura, aspirador, desinfetantes, papel higiênico e papel toalha, luvas de limpeza e etc.).

Prontinho, agora você já sabe o passo a passo de como deve ser feita a higienização para Airbnb!

Cuidando desses cinco pontos, com certeza estará proporcionando um espaço único a seus hóspedes, com toda a segurança e conforto que esse precisa. Mas calma que ainda tem bastante coisa para ver!

Como funciona a limpeza durante a hospedagem?

Diferentemente de uma hospedagem profissional em um hotel, nas estadias por temporada, o hóspede não tem “serviço de quarto”.

Assim, a limpeza e/ou higienização do ambiente só é feita ao fim da hospedagem, ou seja, acaba-se acumulando mais sujeira que o normal.

Mas não pense que estamos falando apenas da poeira sobre os móveis, louça suja ou lixo no chão, pois há outros problemas mais graves…

Um exemplo bem comum é quanto à umidade nos banheiros da residência, onde em diversas situações os hóspedes acabam tomando banho muito quente. 

Dessa forma, o vapor do banho acaba se concentrando no local, e pior ainda, se a acomodação não tem ventilação adequada, tal umidade acaba gerando mofo no teto e outras sujidades persistentes no box.

Além disso, outro problema clássico é com os hóspedes que fumam nas acomodações, com o ambiente totalmente fechado em muitos casos…

Esse hábito pode ser extremamente desagradável para o próximo hóspede, considerando que o cheiro da nicotina se impregna no ambiente. 

Assim, dependendo da situação, o anfitrião precisará solicitar uma higienização mais profunda do local, por exemplo, com o auxílio de um gerador de ozônio, para eliminar o mau cheiro da acomodação.

Esses são apenas dois exemplos dos desafios que podem surgir na hospedagem profissional via Airbnb e você como anfitrião deve estar atento!

Isso por que é muito importante cuidar da limpeza ao hospedar no Airbnb, uma vez que o próximo hóspede não se sentirá satisfeito em alugar uma acomodação nesse estado, concorda?

Dicas de higienização para hospedar no airbnb

Com o tempo os anfitriões vão adquirindo experiência na hospedagem por temporada, mas algumas dicas podem ser muito valiosas desde o começo. 

Isso por que cada vez mais os hóspedes estão com suas expectativas altas.

Para você que está começando no aluguel de acomodação através do Airbnb, separamos alguns truques que podem facilitar a sua rotina como anfitrião! Confira!

Evite a troca de hóspedes em um curto espaço de tempo

Entre o check-out do último hóspede e o check-in do próximo, você precisará realizar a limpeza da acomodação e se estiver com o tempo apertado, com certeza o serviço não será feito com tantos detalhes…

Por isso, uma dica bem útil que os anfitriões podem adotar é não realizar a saída de um hóspede pela manhã para a entrada de outro à tarde, por exemplo.

O ideal é deixar a acomodação livre por pelo menos 24 horas, visto que assim o profissional da limpeza terá tempo suficiente para organizar e higienizar todo o ambiente. 

Inclusive, dessa forma evitam-se conflitos futuros, pois se terá mais tempo hábil caso seja preciso fazer alguma manutenção.

Seja claro com as regras de organização e limpeza do local

Ao hospedar no Airbnb, o anfitrião terá contato com os mais variados tipos e perfis de clientes, cada um com um hábito particular, uma rotina sua, enfim…

O porém disso é que as regras de convivência precisam ser mantidas, como no exemplo de fumar em ambiente fechado, mencionado anteriormente.

Então, para evitar desentendimentos com o hóspede ao final de sua estadia, o mais prudente é desde o início expor as regras do local.

Para isso, você pode tanto conversar de forma mais informal durante o atendimento, quanto pode reforçar com lembretes pela residência, como deixar exposto na residência uma plaquinha indicando que é proibido fumar. 

Se mesmo assim não for suficiente, saiba que dependendo da situação o hóspede deve ressarcir o valor referente ao prejuízo causado.

Além disso, outra prática que funciona super bem nessas situações é já na hora de fazer o anúncio na plataforma, o anfitrião especificar tais cuidados.

Inclusive, essa é uma medida que diminui muitos os conflitos, pois é mais uma forma de deixar o hóspede alerta e também resguardar o anfitrião.

Confira se o local está realmente limpo ou só aparenta

A percepção de limpeza do hóspede conta e muito durante a hospedagem por temporada, especialmente em sua avaliação ao final.

Por esse motivo, você como anfitrião deve cuidar para que tudo esteja impecável, já que a primeira impressão é a que fica.

O que acontece em muitos casos é utilizar, por exemplo, um produto durante a higienização e o mesmo, após a secagem, marcar ou manchar a superfície. 

O hóspede nesses casos pode ver isso com maus olhos, entendendo que não foi limpo…

Um segredo para evitar esse tipo de situação é justamente estar atento aos mínimos detalhes, por isso a importância das fases quatro e cinco recomendadas na higienização para Airbnb.

Utilize os produtos corretos na hora da higienização

Como já mencionado, não é por que o anfitrião está alugando uma casa que a limpeza do local deve ser superficial ou menos rigorosa. Muito pelo contrário!

Por essa razão, é importante cuidar com os produtos a serem utilizados na hora da higienização para acomodar seus hóspedes.

De modo geral, no protocolo de higienização, a plataforma recomenda produtos químicos sugeridos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um desses exemplos é o produto a base de peróxido de hidrogênio, que tem a capacidade tanto de limpar quanto desinfetar as superfícies onde é aplicado.

Assim, com apenas um produto, o profissional que irá realizar o serviço de higienização consegue manter tudo limpo e livre de patógenos.

Isso além de ser ótimo para o processo em si, também reduz o tempo durante a realização do serviço de higienização, visto que o profissional só irá precisar aplicar um produto, ao invés de dois.

Uma dica que muitos ainda desconhecem é não utilizar o álcool para finalizar a limpeza e promover a higienização.

Normalmente, esse produto acaba por atacar e estragar a superfície onde é aplicado, assim como tende a deixar manchas aparentes. 

Por exemplo, na madeira tende a deixá-la esbranquiçada, no alumínio fosco, a borracha com aspecto grudento, enfim.

Nesses casos, voltamos à dica anterior, onde por mais que se tenha feito um excelente serviço de higienização, as marcas deixadas podem incomodar o hóspede ou gerar dúvidas sobre o comprometimento na realização do mesmo.

Além disso, ao contrário do que muitos anfitriões imaginam, os produtos profissionais para a higienização saem muito mais em conta economicamente.

São produtos em maior volume (vendidos em galões), que podem ser diluídos e que compensam com relação ao custo-benefício final. 

E, como dica final quanto à escolha dos produtos de higienização, NUNCA misture produtos de forma aleatória e sem conhecimento.

Em muitos casos, além de inativar o princípio ativo do produto em questão, ainda pode-se causar problemas graves à saúde. 

Um péssimo exemplo nesse sentido é misturar o quaternário de amônio (sanitizante) com água sanitária (a famosa clorofina). 

Essa mistura gera uma substância tóxica, conhecida como cloramina, além de outros gases intoxicantes, que são capazes de asfixiar a pessoa, podendo levar até mesmo a perda da visão e olfato.

E como adquirir os produtos químicos ideais? Bom, a nossa dica é priorizar aqueles vendidos por distribuidores autorizados e que possuam registro da ANVISA.

Isso por que dessa forma você saberá exatamente o que está utilizando e em caso de emergência, terá a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) a sua disposição, com informações caso ocorra acidentes.

Então, independentemente do momento, pense sempre que você está fazendo uma hospedagem profissional e isso requer um padrão de higienização no mesmo nível.

Assim, irá garantir a saúde de todos, seja do hóspede ou do anfitrião e dos colaboradores que venha a precisar durante o aluguel.

Previamente já faça a diluição dos produtos para a higienização

Tanto pela eficácia quanto pelo custo benefício, o ideal é utilizar na higienização os produtos químicos profissionais.

Porém, na maioria dos casos, esses vêm concentrados em galões, ou seja, é necessária uma diluição prévia para o uso.

Então, a nossa dica nesse sentido para facilitar e agilizar a rotina na hora da limpeza é justamente já preparar esses produtos para o pronto uso, nas diluições adequadas. 

Assim, sempre que possível, dilua os produtos para a higienização do dia, separando-os em frações em potes menores, como borrifadores. 

Dessa maneira, além de ter uma diluição controlada, você ainda deixa a higienização mais prática.

ATENÇÃO: nunca faça toda a diluição do galão sem necessidade, pois há produtos que após dois dias diluídos em água começam a perder seu efeito ativo. 

Então, evite fazer diluições demasiadas se não precisará de tanto produto, sendo o ideal preparar apenas a quantidade necessária para as demandas daquele dia.

Busque manter sempre os mesmos profissionais para a higienização

É comum muitos anfitriões e empresas de aluguel por temporada contratarem diaristas para realizar a faxina e higienização da acomodação. 

Entretanto, o problema nisso é que há uma grande rotatividade de profissionais, ou seja, cada vez é alguém diferente, com hábitos distintos, enfim…

Dessa forma, dificilmente se conseguirá ter um padrão na limpeza e higienização para Airbnb e isso pode ser ruim a médio e longo prazo. 

Assim, o mais indicado é contar com um time de colaboradores fixos, pois a pessoa responsável pelo serviço já conhecerá o espaço e a rotina a ser feita. 

Por exemplo, uma diarista terceirizada fixa já saberá como deve ser feita a higienização, quais os cômodos da acomodação merecem um cuidado a mais, como e onde devem ser utilizados os produtos, entre outros fatores importantes que conferem uma qualidade final maior ao serviço.

Caso não seja possível ter essa equipe fixa, a dica então é que o próprio anfitrião dê instruções prévias ao profissional que irá realizar a higienização. 

Dicas básicas, mas que ajudam muito: locais onde limpar com mais afinco, cômodos que precisam de um cuidado especial, onde utilizar ou não determinado produto, entre outras.

Além disso, seria interessante ir até o local e fazer a verificação final, pois é mais uma medida para manter o padrão exigido e se assegurar que estará tudo ok quando o hóspede chegar.

Higienize adequadamente e renove seu enxoval

Principalmente o enxoval de cama, como lençóis e capas para travesseiros, costumam chamar a atenção dos hóspedes.

O que acontece é que por mais que se tenha uma hospedagem profissional, muitas acomodações ainda utilizam enxoval caseiro, ou seja, aquele mais simples.

No caso de se hospedar em hotel, o hóspede saberá que terá um enxoval de maior qualidade, como, por exemplo, jogo de cama de 200 fios. 

Porém, ao hospedar no Airbnb, cada estadia será uma surpresa, considerando que o proprietário que irá disponibilizar o enxoval. 

Nesse sentido, é interessante padronizar os conjuntos a serem utilizados, de preferência em tons brancos, pois facilitam a limpeza e não se desbota a cor, mantendo um padrão.

Além disso, busque sempre fazer a higienização do enxoval de cama, mesa e banho em lavanderia profissional, para garantir que esse fique em ótimas condições de uso.

E não se esqueça de retirar todas essas peças após a hospedagem, o que inclui:

  • Toalhas de banho e rosto;
  • Toalhas de cozinha;
  • Cortinas;
  • Atoalhados da sala de jantar (guardanapos, toalhas de mesa e etc.);
  • Lençóis, cobertores e capas de edredom;
  • Almofadas e forros de almofadas;
  • Estofos (se necessário).

Cuide também por deixar as peças em bom estado de conservação para o uso, pois, em muitos casos, por mais que se tenha mandado para a lavanderia, as peças voltam sem aquele aspecto bonito e viscoso.

Dessa forma, o hóspede enxerga o enxoval como sujo, devido a sua aparência de peças bastante usadas. 

Sendo assim, cuide da higienização correta, mas saiba o momento de renovar o enxoval que ficará na acomodação, pois assim deixará seu hóspede mais satisfeito.

Cuidados extras com a higienização nas estadias durante a pandemia

Durante esse momento de pandemia, o setor de hospedagem foi um dos mais afetados, justamente por que o turismo praticamente paralisou este ano. 

Assim, com o passar do tempo, um “novo normal” veio se instalando na vida das pessoas que precisam viajar, que é o caso do uso de máscaras e álcool gel.

Entretanto, ainda há uma enorme insegurança por parte de alguns hóspedes na hora de realizarem suas reservas.

Para garantir, então, uma estadia segura a seus hóspedes, o Airbnb adotou uma série de medidas sanitizantes em seu processo de higienização corriqueiro.

Embora não seja obrigatório o anfitrião se comprometer com esses cuidados, reforçamos que é uma maneira de manter a acomodação saudável a todos. 

Assim, esse protocolo de higienização avançada em tempos de Covid-19 foi feito em parceria com o ex-médico cirurgião geral Dr. Vivek Murthy.

Basicamente, estamos falando de uma higienização mais rigorosa e avançada, que traz algumas orientações básicas de limpeza aos anfitriões durante a hospedagem neste período.

Além disso, todas essas recomendações são baseadas nas regulamentações das agências de saúde públicas, como a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

E você, já se atualizou com o novo protocolo de higienização para hospedar no Airbnb?

Bom, se não, agora é o momento! Se sim, nunca é demais reforçar e se informar um pouco mais, certo?!

Então, veja a seguir alguns cuidados extras que separamos que você como anfitrião deve ter durante a pandemia!

Cuidados de higiene pessoal, tanto por parte do anfitrião quanto pelo hóspede

Em geral, o anfitrião e seu hóspede precisarão se comunicar e interagir fisicamente, como no momento da entrega das chaves da acomodação. 

Por isso, é de suma importância que ambos estejam utilizando máscara de proteção, assim como sempre mantenham distância mínima de dois metros e higienizem as mãos com álcool gel 70%.

Além disso, no momento da higienização alguns cuidados também são relevantes, especialmente por quem irá realizar as cinco etapas do processo. 

A indicação é que se faça uso dos seguintes equipamentos de proteção:

  • Luvas descartáveis;
  • Máscara ou cobertura facial protetora;
  • Óculos de segurança Avental ou bata Viseira (opcional);
  • Revestimentos de sapatos (opcional).

Higienizar áreas comuns com maior frequência

Independentemente de a acomodação hospedar uma pessoa ou mais, neste momento de pandemia o Airbnb orienta a higienização mais frequente dos cômodos comuns.

O ideal é que se faça tanto a limpeza quanto a higienização com mais regularidade, especialmente em áreas como banheiro e cozinha.

Isso porque são espaços em que há uma maior chance de concentração de patógenos e, sendo assim, precisam de um cuidado especial.

Higienize os espaços mais sujos primeiro

O processo de higienização é feito ao estilo de cada pessoa, há quem prefira começar pelo mais simples e há aqueles que dão preferência a sujeira pesada primeiro. 

Entretanto, durante a pandemia, a recomendação do Airbnb Brasil é que se faça a higienização primeiramente dos espaços com maior sujidade. 

Isso decorre de dois motivos: 1) assim se garantirá que a limpeza profunda será feita corretamente (nos dedicamos mais no início da faxina, concorda?); 2) evita-se a contaminação do ambiente, pois será eliminado primeiramente as bactérias e vírus.

Então, é importante dedicar um maior tempo à higiene das áreas que são mais propensas a ter germes e bactérias, antes de prosseguir para o restante do espaço. 

A recomendação é que se faça a higienização na seguinte ordem:

  1. Banheiro;
  2. Cozinha;
  3. Quartos;
  4. Áreas comuns (por exemplo, sala de estar, sala de jantar, escritório);
  5. Áreas exteriores.

Após a higienização de uma divisão, feche a porta

Outro cuidado que faz toda a diferença na hora da higienização é ir fechando os cômodos após o processo realizado.

Nesse sentido, ao término da higienização em um determinado espaço, busque fechar a porta e desinfetar a maçaneta.

Além disso, depois de higienizado, o ideal é que nem a equipe de limpeza e nem o anfitrião volte a entrar no espaço (exceto nos casos de ser necessário fazer o checklist final).

Substitua o seu equipamento de proteção entre cada passo

Um hábito que a maioria dos profissionais de limpeza tem é utilizar durante toda a faxina os mesmos equipamentos de proteção, porém com a pandemia isso precisa mudar.

O Airbnb recomenda que se troquem esses equipamentos (luvas e máscaras, principalmente) sempre que alternar o cômodo de limpeza.

Além disso, deve-se ter um cuidado especial com as luvas, devendo essas ser substituídas com maior frequência, visto que é um material que entra em contato direto com as possíveis superfícies contaminadas.

Mantenha a acomodação bem ventilada

A circulação de ar é outro cuidado muito importante ao hospedar no Airbnb durante a COVID-19.

Por isso, já no primeiro contato com o hóspede, peça que o mesmo mantenha as janelas abertas para aumentar a ventilação, principalmente quando a hospedagem tiver áreas em comum.

Conclusão

Portanto, esse foi o nosso guia sobre as melhoras práticas de higienização para Airbnb!

Espero que lhe tenha sido útil e que ajude na rotina durante a hospedagem, afinal, a limpeza é um dos fatores mais relevantes para o hóspede durante a acomodação!

Faça bom uso das dicas mencionadas neste material e proporcione o máximo de limpeza, conforto e segurança ao hospedar no Airbnb!