Avançados, Para Anfitriões

Como automatizar pagamento de co-anfitrião (co-host) no Airbnb?

pagamento de co-anfitrião

Uma pergunta frequente que surge para proprietários e anfitriões do Airbnb é a seguinte: como funciona o pagamento do co-anfitrião no Airbnb? É possível automatizá-la? Descubra a resposta no vídeo abaixo, da nossa série “Anfitrião Responde”!

Resumo do vídeo

O que é co-anfitrião?

O co-anfitrião (co-host, em inglês) é uma pessoa que irá auxiliar o principal anfitrião, que normalmente é o proprietário da acomodação, nas atividades que permeiam o aluguel do Airbnb.

Essas atividades podem ir desde responder as consultas realizadas por hóspedes, passar por entrega e recolhimento de chaves e chegar até mesmo a realizar vistorias, faxinas e manutenções na propriedade. Isso irá depender do acordo entre o principal anfitrião e o co-anfitrião.

Como funciona o pagamento do co-anfitrião hoje?

Em geral, o dinheiro é repassado pelo Airbnb integralmente para um dos anfitriões (o principal ou o co-host) e depois a pessoa que recebeu distribui entre eles, proporcionalmente ao seu acordo, ao final do mês.

É possível automatizar o pagamento?

Indo direto ao ponto, sim. É possível automatizar o pagamento do co-anfitrião. Há um espaço na plataforma do Airbnb onde você pode adicionar mais de uma forma de recebimento. Portanto, é possível cadastrar as informações bancárias do anfitrião principal e do co-anfitrião e, posteriormente, definir percentualmente o quanto vai para cada um deles. Assim, na data em que o Airbnb efetuar o pagamento, ele já vai percentualmente distribuído para cada um dos anfitriões.

Passo a passo na plataforma

Para fazer isso, você deve ir em: Conta (clique no ícone no canto superior direito) –> Pagamentos –> Pagamentos recebidos. Quando estiver em Pagamentos Recebidos, basta adicionar as formas de pagamento e a opção de divisão do pagamento.

O único porém…

O sistema distribui o valor total do repasse do Airbnb. Então, dependendo de como for o seu acordo, é necessário definir como vai ser feita a distribuição da taxa de limpeza.

Diferentemente do valor das reservas, que entra como comissão, o valor da faxina é fixo. Isso torna a automatização um pouco mais complicada, pois não é possível enviar a taxa de limpeza separadamente do valor das reservas. Portanto, ao definir percentuais na automatização do pagamento (por exemplo, 70% para o anfitrião principal e 30% para o co-anfitrião), o valor das faxinas vai entrar nesse “bolo” junto.

Uma possível solução seria imaginar um percentual a mais para quem ficar responsável pela limpeza (dependendo do seu acordo), para cobrir os custos da atividade.

Portanto, você já sabe que é possível automatizar o pagamento do co-anfitrião, como fazer isso e o único empecilho que pode surgir. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários e nos esforçaremos para respondê-la!

Até a próxima estadia!