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Estratégias de check-in e check-out: como agilizar o processo?

check-in e check-out

A satisfação dos hóspedes está diretamente relacionada à eficiência dos processos de atendimento. As operações de check-in e checkout, por exemplo, são ótimos termômetros de experiência e devem ser tratadas com atenção por quem quer locar um imóvel.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre a importância de otimizar as rotinas de check-in e checkout, mantendo a segurança sem prejudicar a experiência. Além disso, também terá acesso a dicas estratégicas para acelerar a entrada e saída dos hóspedes, focando em soluções práticas e eficazes.

Boa leitura!

PS: vamos deixar aqui abaixo também um vídeo sobre dicas para tornar o seu check in fácil e agradável, com atividades que utilizamos dentro da nossa empresa. Esperamos que seja complementar ao seu estudo!

Por que é importante otimizar os processos de check-in e checkout?

Tornar-se um anfitrião pode ser uma decisão bastante lucrativa. A falta de tempo para gerenciar a burocracia da locação, porém, costuma desestimular quem tem um imóvel e precisa equilibrar a atividade com um dia a dia bastante ocupado.

Otimizar os processos de entrada e saída de hóspedes é um bom caminho para eliminar eventuais transtornos — seja no deslocamento até o imóvel, seja na falta de agenda para entregar as chaves — e viabilizar a locação. Além disso, vale lembrar que o check-in e o checkout são valiosos motores de satisfação, maximizando (ou dilapidando) a experiência no imóvel.

Por isso, é importante que os anfitriões repensem as práticas de recepção e despedida para, de um lado, facilitar a rotina de negócios, e, de outro, evitar problemas com atrasos e falhas na comunicação. Nesse caso, a profissionalização de operações pode fazer toda a diferença no sucesso da empreitada.

Quais são as principais estratégias para acelerar a entrada e saída de hóspedes?

Mesmo os anfitriões iniciantes podem lançar mão de estratégias validadas para otimizar o check-in e o checkout dos hóspedes. Ao estabelecer um padrão, fica mais fácil gerenciar as solicitações e assegurar o bom andamento da transação — da liberação de acesso à verificação do imóvel após a saída.

1. Envie todas as informações por e-mail ou whatsapp

A internet é uma grande aliada dos procedimentos otimizados de entrada e saída. Ao fechar um novo negócio, por exemplo, é recomendável que você inicie (e mantenha) o contato por whatsapp ou e-mail, certificando-se de compartilhar todas as informações pertinentes.

É possível, por exemplo, explicar as regras da acomodação — se há alguma proibição ou se existe um manual de boas práticas — e informar a senha do Wi-Fi. Além disso, as orientações de check-in e checkout podem ser formalizadas e ajustadas, a depender da demanda de cada hóspede. Certa flexibilidade é muito bem-vinda em tempos de alta competitividade de mercado.

Lembre-se, ainda, de estabelecer um fluxo aberto de comunicação com o hóspede. É fundamental que ele saiba como acionar o anfitrião casa surja alguma dúvida sobre o imóvel.

2. Explore alternativas online de check-in e checkout

Você também pode incorporar tecnologias digitais para simplificar o processo de check-in e checkout. A dica é buscar recursos online para tornar a dinâmica mais ágil para ambos os lados, tanto para o anfitrião quanto para o hóspede.

Na entrada, por exemplo, ferramentas e recursos comuns podem sinalizar que o hóspede já está no imóvel e que não houve nenhum problema no trâmite de check-in. Fotos ou chamadas de vídeo podem ser boas alternativas, já que não exigem presença física no local.

Na despedida, por sua vez, alguns cliques e novas mensagens são capazes de finalizar a locação e garantir que tudo está em ordem após a partida — liberando a casa para checagem, manutenção e próximos aluguéis.

3. Conte com parceiros especializados

Algumas empresas dominam o mercado de locação de curto prazo e podem ajudar você a otimizar processos de check-in e checkout. Cabe a elas, por exemplo, a missão de recepcionar os hóspedes e prover todo o suporte necessário durante a estada no imóvel.

Quaisquer conflitos também devem ficar a cargo do parceiro. Se, após o checkout, notou-se que houve algum dano no imóvel durante o período de locação, a empresa se responsabiliza pela intermediação e lida com os trâmites do acordo, ressarcindo prejuízos. Assim, o anfitrião tem mais tranquilidade e segurança em seus negócios.

Na prática, check-in e checkout devem ser tratados com atenção. A busca por soluções mais otimizadas e eficientes faz parte da evolução da hospedagem, em um mercado no qual os clientes são cada vez mais exigentes. Certifique-se de aprimorar serviços para garantir bons lucros!

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