Iniciantes, Para Anfitriões

Airbnb ou Booking: qual a melhor opção para anfitriões?

Airbnb ou Booking

O aluguel por temporada é uma alternativa bastante rentável para quem quer obter uma renda extra. Aliás, essa é uma modalidade que tem crescido muito, assim como as plataformas de anúncio especializadas. Mas é melhor utilizar Airbnb ou Booking para anfitriões?

É fundamental ter uma presença digital, visto que a internet é o principal meio pelo qual as pessoas procuram por acomodações. Então o anúncio é essencial para atrair hóspedes, mas, para isso, é preciso que seja feito da maneira correta e na plataforma ideal.

Se você também tem dúvidas sobre onde divulgar, não pode deixar de ler este post até o final. Aqui você descobrirá as principais características de cada um dos sites. Confira!

Conheça melhor o Airbnb

O Airbnb é um dos sites mais conhecidos para aluguéis online e oferece uma série de garantias tanto para o anfitrião quanto para o hóspede, o que o torna o processo ainda mais seguro. Aliás, a plataforma disponibiliza um seguro de U$ 1 milhão contra danos causados à propriedade por hóspedes.

Quem deseja se hospedar pode tirar dúvidas com o dono da propriedade por meio da própria plataforma, que é extremamente intuitiva e fácil de utilizar, ler comentários e avaliações de outros visitantes, além de conhecer as características da região onde está localizado o lugar.

Uma grande vantagem do Airbnb é o fato de terem um grande senso de comunidade entre anfitriões. Desse modo, se preocupam em fazer o melhor por eles, estimulando o compartilhamento de conhecimento e a conexão. Além disso, seu suporte, tanto para hóspedes quanto para anfitriões, é bastante rápido e prestativo, o que o coloca a frente de outros sites.

Como é feito o pagamento?

De modo geral, o Airbnb cobra uma taxa de 3% do anfitrião por reserva. A plataforma recebe o pagamento do hóspede, desconta esse valor e repassa a quantia correta 3 dias após o check in. Por sua vez, a taxa para os hóspedes varia entre 10% e 15%.

E as reservas?

A pessoa interessada precisa enviar um pedido de reserva no site, informando data de entrada e saída. O pedido é repassado ao anfitrião, que tem a opção de aceitá-lo ou rejeitá-lo em até 24 horas. Ou, ainda, o anfitrião pode disponibilizar reservas instantâneas, onde não será necessário o seu aceite. A reserva só é confirmada quando o Airbnb recebe o pagamento do hóspede, tornando a reserva “à prova de calote”.

Compare com o Booking

Essa plataforma permite refinar as buscas utilizando filtros de preço, comodidades, opções de lazer, preferência de cama, wifi, entre outros. Essa facilidade é excelente para os hóspedes encontrarem rapidamente o local ideal para passarem uma temporada. No entanto, para o anfitrião a utilização da plataforma não é muito intuitiva e, caso você necessite de suporte, o serviço não é tão eficaz quanto o do Airbnb.

Como é feito o pagamento?

A taxa varia entre 10% e 25% do valor das reservas. De fato, é mais alta que a do Airbnb, no entanto não cobra taxa nenhuma do hóspede. Esse diferencial permite oferecer um preço mais atrativo, visto que o preço final será estipulado por você. Essa comissão é paga por meio de uma fatura enviada pela plataforma após o check in.

Diferentemente do que ocorre com o Airbnb, você pode disponibilizar qualquer forma de pagamento para os clientes, basta acertar os detalhes por meio de mensagens após a confirmação da reserva.

E as reservas?

A pessoa interessada na acomodação realiza a solicitação para as datas desejadas e você recebe um e-mail pedindo para realizar a confirmação. As reservas não podem ser feitas com pagamento adiantado, a menos que seja com cobrança em cartão de crédito. Nesse caso, é necessário você realizar a cobrança por uma plataforma de pagamentos online.

Infelizmente, ao contrário do Airbnb, o site não faz as cobranças e não presta auxílio em caso de danos causados por hóspedes.

Afinal, é melhor o Airbnb ou o Booking para anfitriões?

Como você viu, ambas plataformas contam com benefícios e desafios, e é você que precisa analisar cada uma delas para saber qual é a mais adequada para o seu caso. Pense a respeito das garantias, segurança, taxas, valores, formas de pagamento, bem como à usabilidade do site e suporte. E lembre-se: você não precisa anunciar exclusivamente em uma, pode anunciar nas duas!

Caso você esteja começando a anunciar sua propriedade para aluguel de curta duração agora, nós sugerimos começar utilizando o Airbnb, que é onde você terá um suporte maior e mais segurança para se acostumar a essa nova atividade. Aos poucos, depois de ter suas primeiras reservas, você pode começar a pensar em anunciar no Booking, quando já terá uma maior noção sobre o mercado!

E aí, qual das plataformas você usa e recomenda? Deixe nos comentários!