Quem precisa realizar uma viagem de negócios sabe da importância de se preparar antecipadamente. Afinal, a preocupação com deslocamento, hospedagem, horários e compromissos é grande e deixa qualquer um estressado e apreensivo. Assim, tudo o que puder ser feito para evitar imprevistos é bem-vindo.
Uma viagem bem planejada garantirá seu conforto, o cumprimento do seu trabalho e, ainda, possibilitará um tempinho para passear e apreciar melhor o seu destino. Então, fique de olho nas dicas que separamos para você!
1. Faça um cronograma da sua viagem de negócios
O primeiro passo para planejar a sua viagem é elaborar um cronograma detalhado com todos os objetivos da sua viagem. Essas informações são fundamentais para guiar todos os seus passos e garantir que conseguirá cumprir as suas tarefas sem imprevistos. Então, faça uma lista com todos os seus compromissos, locais e horários.
Procure chegar na cidade com uma certa antecedência, até um dia antes. Do mesmo modo, se a reunião começar às 9 da manhã, por exemplo, programe-se para chegar ao local às 8:30. Isso dá certa tranquilidade em caso de atrasos durante a viagem ou congestionamentos no percurso.
Aplicativos que indicam a rota são excelentes ferramentas para ajudar em seu cronograma, pois além de mostrar a distância, estimam o tempo de trajeto.
2. Utilize plataformas online para fazer reservas
O lugar onde você ficará hospedado é um ponto extremamente importante para garantir o sucesso da sua viagem de negócios. O aconselhável é ficar o mais próximo possível do local onde são os seus compromissos. Também, é necessário que tenha certos diferenciais, como um espaço adequado para você trabalhar e organizar suas tarefas.
Para escolher o lugar ideal, pense sobre suas necessidades durante a estadia. Utilize plataformas online para a pesquisa e reserva. Além de economizar na hospedagem, certamente você terá uma experiência de mais qualidade.
Isso porque as casas e apartamentos oferecidos nas plataformas geralmente são mais bem localizados se comparados a hotéis e contam com outras facilidades, como ser totalmente equipados para garantir a sua comodidade.
3. Faça um checklist antes de viajar
Com tantas coisas a decidir sobre uma viagem, é comum esquecermos algumas coisas importantes. Quando se trata de uma viagem de negócios, o risco é ainda maior por envolver mais responsabilidade.
Para evitar que isso aconteça, faça um checklist com tudo o que deverá ser levado, como materiais de trabalhos, notebook, celular, carregadores, itens pessoais e documentos. Aliás, o ideal é levar seus documentos na bagagem de mão e os equipamentos com a bateria carregada. Se o trajeto for longo, carregadores portáteis garantirão que você não fique sem utilizar seus dispositivos por falta de bateria. Importante: atente-se às diferenças voltagem de região para região.
4. Mantenha o foco no objetivo da viagem
Uma viagem de negócios é totalmente diferente de uma viagem de lazer. Então, mesmo que o destino seja um lugar paradisíaco, tenha em mente que seu objetivo é o trabalho. No entanto, isso não significa que os passeios estão proibidos. Desde que os compromissos sejam cumpridos, não tem problema algum em aproveitar a ida para conhecer melhor a cidade, pontos turísticos, gastronomia e tantas outras coisas.
Para se organizar melhor, planeje antecipadamente algumas atividades de lazer em seu cronograma de viagem. Obviamente, desde que estas aconteçam fora do horário de trabalho e não prejudiquem suas tarefas.
Agora que você conheceu nossas dicas, percebeu como organizar uma viagem de negócios ficou muito mais fácil, não é mesmo? Lembre-se que o planejamento é essencial para evitar imprevistos que, no caso de uma viagem a trabalho, podem gerar grandes prejuízos para sua empresa.
Quer saber mais sobre viagens, rotas e destinos? Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das melhores publicações sobre o assunto!